sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil ‘a crise só aumenta com a sua omissão. O senhor não cumpre o seu trabalho’
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

‘a crise só aumenta com a sua omissão. O senhor não cumpre o seu trabalho’


O senador Eduardo Girão se enfureceu, em discurso da tribuna, com as atitudes do presidente da Câmara, que, depois de algumas declarações favoráveis à anistia enquanto era candidato, mudou completamente de posição e vem se curvando, e permitindo que a Câmara seja submetida, aos ditadores da toga e seus aliados. 

Girão iniciou questionando: “A quem serve o Presidente da Câmara, Hugo Motta? Essa é a pergunta do milhão”. O senador expôs a brutal mudança de posição do presidente da Câmara, apontando o absurdo em dizer que haveria “risco de aumentar a crise institucional” ou “gerar novos atritos entre os poderes”. 

Girão disse: “A primeira pergunta que precisa ser respondida é sobre o que aconteceu nesse período para justificar tamanha mudança do Presidente Hugo Motta nas suas falas”. O senador apresentou algumas teorias, como o jantar oferecido pelo ministro Alexandre de Moraes. Ele disse: “Aconteceu um estranho jantar, no dia 18 de março, na casa de Alexandre de Moraes, o ministro carrasco que vem perseguindo as pessoas, censurando os brasileiros, inclusive Parlamentares, com esse inquérito que completou seis anos agora em março – inquérito vergonhoso, que rasga a nossa Constituição. Além do Alexandre de Moraes, que recebeu as pessoas, olhem só quem estava nessa cerimônia, nessa festa em casa: Hugo Motta; Davi Alcolumbre; o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin; o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet; e sete dos onze Ministros do Supremo. Esse é o Brasil da separação entre os Poderes inexistente. Esse é o Brasil! A gente precisa ver para entender, talvez, a mudança de discurso do Hugo Motta sobre a anistia”.

Girão citou o próprio Hugo Motta para lembrar que o Congresso Nacional aprovou uma anistia para criminosos violentos, que hoje são políticos e tentam impedir a anistia aos presos políticos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O senador disse: “Foram perdoados todos os crimes – incluindo assalto a banco e sequestro de embaixador – e todos os que pegaram em armas. Inclusive, alguns desses deram entrevistas dizendo que a estratégia era fazer um golpe para a ditadura do proletariado – olhem que loucura o que a gente está vendo aqui -, mas, quando muda de camisa, quando muda de ideologia, aí querem acabar, dizimar essas pessoas”. 

O senador ironizou os “argumentos” do presidente da Câmara: “Hugo Motta falou muito em sensibilidade e responsabilidade, mas destacou que ‘via riscos de aumentar a crise institucional’ – olhem só a fala dele. Ora, essa crise está consolidada, Sr. Presidente Motta. A ditadura da toga tem, sistematicamente, invadido a competência deste Poder Legislativo, que está omisso. Dia sim, dia não, invade, humilha este Senado Federal e este Congresso Nacional”.

O senador listou exemplos da interferência do Supremo no Congresso e da invasão das atribuições dos parlamentares. Ele apontou o caso em que o Supremo revogou parte da Lei de drogas e disse: “Felizmente, ano passado, o Senado reagiu imediatamente e aprovou, em abril de 2024, a PEC 45, por 52 votos a 9, resgatando o princípio dessa tolerância zero ao tráfico, garantido pela lei vigente. Mas adivinhem onde é que está hoje parada essa PEC? Lá na Câmara dos Deputados. Na mesa de quem? De Hugo Motta. Com isso, prevalece a vontade do todo-poderoso, da Corte Suprema deste país e a violência causada pelo crime organizado só faz aumentar, destruindo vidas e famílias inteiras sendo devastadas. Então, crise institucional? Com a sua omissão, Sr. Motta, de não colocar para votar algo que o Senado já votou, só aumenta, porque tende para o lado do STF. O senhor não cumpre o seu trabalho”. 

Girão lembrou que a PEC que acaba com o foro privilegiado também está na mesa de Hugo Motta e disse: “o Senado já fez a sua parte, está parado na sua mesa, Sr. Motta. Que crise institucional? Crise institucional para nós, uma humilhação institucional. O senhor tinha o dever, junto com o Presidente desta Casa, de resgatar a hombridade deste Senado Federal e da Câmara dos Deputados, porque tem um Poder que esmaga os demais Poderes, vergonhosamente, no nosso país”.

Após um aparte do senador Wellington Fagundes, que enfatizou a desumanidade que vem sendo cometida contra os presos políticos do ministro Alexandre de Moraes, Girão disse: “o senhor foi preciso: está faltando humanidade. Não é uma questão de ser de direita, de esquerda, contra Governo, a favor de Governo… É uma questão de justiça, e depende, essa decisão histórica de nós! Ela não é do Poder Judiciário e muito menos do Executivo: depende exclusivamente dos 513 Deputados Federais e 81 Senadores, eleitos por mais de 100 milhões de eleitores para representar a sociedade. Só assim se poderá, realmente, alcançar a necessária pacificação do Brasil: é com anistia! Não podemos esperar! A maioria do povo brasileiro está conosco – há manifestações mostrando isso claramente – e, aqui no Senado, o sentimento é de aprovação”.

Todo o faturamento gerado pela Folha Política por mais de 20 meses está bloqueado por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...