sábado , 8 novembro 2025
Lar Esportes Hugo Calderano, agora campeão do Mundo, é espelho para atletas da base de São Caetano
EsportesGrande ABCSão Caetano do SulÚltimas notícias

Hugo Calderano, agora campeão do Mundo, é espelho para atletas da base de São Caetano

Foto: Divulgação/ITTF

A inédita conquista de Hugo Calderano na Copa do Mundo de Tênis de Mesa de Macau, na China, na noite de domingo (madrugada no Brasil), virou inspiração e aumentou a euforia dos mesatenistas de São Caetano, cidade onde Calderano consolidou sua trajetória esportiva.

Na segunda-feira (21/4), em pleno feriado de Tiradentes, mesatenistas do alto rendimento de São Caetano estavam treinando com o treinador Francisco ‘Paco’ Arado, no Centro de Treinamento de Tênis de Mesa, no CER São José (Bochófilo).

“São Caetano tem uma das melhores estruturas para o tênis de mesa no Brasil. Em 2010, o Hugo Calderano, que é carioca e jogava pelo Fluminense, veio para São Caetano e passou a treinar conosco. Vários clubes e pessoas contribuíram e contribuíram para a carreira do Hugo, e São Caetano é um deles e tem seu mérito”, ressaltou Paco, coordenador do tênis de mesa da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude).

São Caetano, aliás, é considerada a ‘capital brasileira do tênis de mesa’ por ter oferecido à seleção brasileira da modalidade vários atletas, como Hugo Calderano e Bruna Takahashi, os melhores sul-americanos no ranking mundial, Vitor Ishiy, além de Laura Watanabe, Henrique Noguti, Amilton Yamane, Felipe Arado, Beatriz Fiori, Abigail Araújo e Sabrina Miabara, alguns dos nomes que buscam alcançar os postos já alcançados por Calderano e Bruna. Um pouco mais jovem que todos os citados está Rafael Suguimoto, 8 anos, campeão brasileiro sub-9, torneio disputado em Chapecó (SC), em dezembro de 2024.

CONQUISTA INÉDITA
Foi um feito histórico! Hugo Calderano conquistou a Copa do Mundo de Macau, no domingo, ao vencer o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial, por 4 a 1 (6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5). Com a vitória, Calderano tornou-se o primeiro mesatenista pan-americano (atleta não asiático ou europeu) a conquistar a Copa do Mundo.

Calderano somou 1.500 pontos e passou do quinto para o terceiro lugar no ranking mundial, com um total de 4.575 pontos. Essa é a segunda vez que o brasileiro atinge essa posição, feito alcançado em fevereiro de 2022.

Para ser campeão do Mundo, Calderano derrotou o canadense Eugene Wang (65º), os japoneses Yukiya Uda (30º), Hiroto Shinozuka (29º) e Tomokazu Harimoto (3º) e o chinês Wang Chuqin (2º), antes de encarar seu maior desafio na carreira, o líder do ranking mundial Lin Shidong.

Também mesatenista de São Caetano, Bruna Takahashi conquistou o melhor resultado da história do tênis de mesa feminino brasileiro em Copa do Mundo, chegando às quartas-de-final. Com o resultado, Bruna alcança o 16º lugar no ranking mundial, sua melhor posição desde o 17º lugar alcançado em 2022.

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...