sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil Série de palestras traz análises de livros do vestibular da Fuvest 2026; veja datas
BrasilEducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Série de palestras traz análises de livros do vestibular da Fuvest 2026; veja datas



Neste ano, pela primeira vez, as obras literárias obrigatórias para o vestibular da Fuvest são de mulheres autoras de língua portuguesa: Nísia Floresta, Narcisa Amália, Julia Lopes de Almeida, Rachel de Queiroz, Sophia de Mello Breyner Andresen, Lygia Fagundes Telles, Paulina Chiziane, Conceição Evaristo e Djaimilia Pereira de Almeida. A lista só de autoria feminina vai continuar até o vestibular de 2028.

Na época da divulgação, em novembro de 2023, a Fuvest destacou que a renovação se justifica pela necessidade de se valorizar o papel das mulheres na literatura, não apenas como personagens, mas como autoras. “Muitas delas foram alvo de décadas de invisibilidade pelo fato de serem mulheres”, ressaltou a presidente do Conselho Curador da Fuvest e vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Para auxiliar os vestibulandos, o projeto BBM no Vestibular traz um ciclo de palestras que vai discutir cada uma das obras, trazendo um contexto histórico do período e da vida das escritoras, além de comentários e críticas sobre os livros.

O projeto teve início em abril, com o livro Opúsculo Humanitário, de Nísia Floresta (veja vídeo abaixo) e a próxima aula será no dia 14 de maio sobre o livro Nebulosas, de Narcisa Amália, ministrada por Marise Hansen. Os encontros acontecerão sempre às quartas-feiras, às 18h, no Auditório Isván Jancsó, no Espaço Brasiliana. As inscrições serão abertas no dia 9 de maio, às 12h, sexta-feira anterior à realização da aula, pelo link que estará disponível na bio do perfil da BBM no Instagram. A atividade é gratuita e também terá transmissão on-line pelo canal do YouTube da Biblioteca.

A desconhecida autora de Nebulosas, único livro publicado pela poeta, escritora, tradutora e crítica literária Narcisa Amália de Campos (1852-1924). Publicado em 1872 pela renomada editora Garnier, o livro não apenas provocou uma celebração unânime de seu talento, mas também conquistou o reconhecimento de figuras proeminentes como Machado de Assis e o imperador D. Pedro II. Uma segunda edição foi lançada em 2017 pela Gradiva Editorial e a Fundação Biblioteca Nacional. Os 44 poemas originais dessa mulher, corajosa para a época, exploram temas femininos, uma conexão profunda com a natureza e seu compromisso social em defesa da abolição da escravatura. 

O livro reúne 44 poemas, divididos em três partes. A primeira parte é de um só poema chamado também de Nebulosas. A segunda parte, com seus 27 poemas, é o momento mais romântico da autora, que aborda temas como a saudade da infância e a exaltação da natureza. E a parte final, que reúne 16 poemas, é caracterizada como seu momento mais abolicionista e republicano, que que a autora utiliza a produção literária como instrumento de denúncia às injustiças sociais, sobretudo à escravidão. 

Projeto 

Criado em 2017, o projeto apresenta um ciclo de aulas ministradas por pesquisadores e professores da USP ou de outras universidades sobre as nove obras selecionadas pelo vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), prova que possibilita o ingresso nos cursos da USP. Pela primeira vez, as obras literárias obrigatórias para o vestibular da Fuvest são somente de mulheres autoras de língua portuguesa. A ordem das aulas vai seguir a cronologia de publicação das obras, como foi divulgado pela Fuvest.

Como a procura pelas aulas é muito grande e o Auditório István Jancsó tem capacidade máxima de 320 pessoas, permitida por segurança, é necessário realizar inscrição prévia para assistir presencialmente às aulas. As inscrições serão abertas sempre na sexta-feira anterior à realização da aula. No caso da segunda aula do ano, as inscrições estarão abertas no dia 9 de maio, a partir das 12h, no link disponível no perfil da BBM no Instagram. Mas, quem assiste presencialmente às aulas tem a vantagem de concorrer ao sorteio de exemplares do livro abordado, que são doados ao projeto pela editora que o publicou.

Confira a programação das aulas do BBM no Vestibular em 2025:

  • 14 de maio: Nebulosas, de Narcisa Amália
  • 11 de junho: Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida
  • 13 de agosto: Caminhos de Pedra, de Rachel de Queiroz
  • 27 de agosto: O Cristo Cigano, de Sophia de Mello Breyner Andresen
  • 10 de setembro: As Meninas, de Lygia Fagundes Telles
  • 24 de setembro: Baladas de Amor ao Vento, de Paulina Chiziane
  • 15 de outubro: Canção para Ninar Menino Grande, de Conceição Evaristo
  • 29 de outubro: A Visão das Plantas, de Djaimilia Pereira de Almeida

Projeto BBM no Vestibular – Nebulosas, de Narcisa Amália
Data: 14 de maio, quarta-feira, às 18h
Local: Auditório István Jancsó da BBM
Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Gratuito, com inscrições no link disponível no Instagram 





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...