quarta-feira , 27 agosto 2025
Lar Brasil Defesa Civil de SP e Centro Paula Souza lançam curso técnico inédito em defesa civil
BrasilEducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Defesa Civil de SP e Centro Paula Souza lançam curso técnico inédito em defesa civil



A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza (CPS) estão com inscrições abertas para o primeiro curso técnico em Defesa Civil. A iniciativa, inédita e estratégica, tem como objetivo capacitar tecnicamente estudantes no enfrentamento aos desafios climáticos e ambientais, qualificando assim profissionais para atuação em órgãos públicos e empresas privadas.

O curso gratuito será oferecido, inicialmente, em duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs): Professor Aprígio Gonzaga, no bairro da Penha, zona leste da Capital, e Vasco Antônio Venchiarutti, em Jundiaí. Com carga horária de 800 horas, distribuídas ao longo de dois semestres, as aulas serão presenciais e voltadas a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou estejam matriculados a partir da 2ª série.

LEIA TAMBÉM: Vestibulinho das Etecs de SP terá curso técnico em Defesa Civil

A grade curricular contempla conteúdos como:
• monitoramento e gestão de riscos;
• elaboração de planos de contingência;
• gestão de abrigos temporários;
• educação preventiva nas comunidades;
• uso de sistemas de informações geográficas (SIG);
• e estratégias de mobilização e coordenação em situações de emergência.

O curso está alinhado às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e às estratégias de gestão de risco do Governo do Estado. Ao se formar, o aluno estará apto a atuar em áreas como meteorologia, climatologia, hidrologia, consultorias, seguradoras, portos, ferrovias, centros de pesquisa, além de instituições públicas e privadas ligadas à proteção e defesa civil.

“Acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa de transformação e essencial para mudar a cultura de percepção de risco no Estado. Este curso é inovador e entregará ao mercado profissionais altamente capacitados, em uma área até então carente de formação técnica”, afirma o Coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Com esta iniciativa, o Governo de São Paulo reforça seu compromisso com a valorização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e com o fortalecimento da resiliência da sociedade paulista frente aos desastres. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de junho pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *