sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Helicópteros da PM são acionados para resgates no interior e no litoral de SP
MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Helicópteros da PM são acionados para resgates no interior e no litoral de SP


O Comando de Aviação da Polícia Militar realizou duas operações de resgate no interior e no litoral de São Paulo no domingo (25). Ambas ocorrências aconteceram em regiões de difícil acesso e contaram com técnicas especializadas para garantir o salvamento das vítimas.

No município de São Pedro, no interior do estado, a equipe do Águia 21 foi acionada para apoiar o resgate de um instrutor e uma aluna de parapente. As vítimas sofreram um acidente logo após tentarem decolar na rampa de voo livre da cidade. O equipamento fechou no momento da decolagem, e os dois caíram sobre as árvores em um barranco.

As vítimas permaneceram presas na vegetação por cerca de três horas. De acordo com o comandante da aeronave, capitão Fabio Aiello, o local era de difícil acesso e o terreno inclinado impedia que o salvamento fosse realizado apenas por via terrestre.

Os policiais do Águia realizaram o resgate utilizando a técnica McGuire, que consiste no uso de cordas para realizar o socorro. Dois operadores desceram ancorados na corda até o ponto da ocorrência.

A aluna, com escoriações leves, e o instrutor, com possível fratura na perna, foram resgatados individualmente e encaminhados para atendimento com a equipe do SAMU. 

“Após o término da missão bem-sucedida, a sensação é de alívio, por conseguir retirar aquelas pessoas e salvar a vida delas. Além do orgulho e satisfação de pertencer a uma instituição que através de intenso treinamento e muita doutrina conseguem prestar esse tipo de serviço à população”, comentou o capitão Aiello.

Salvamento em encosta no Guarujá

Poucas horas antes da primeira ocorrência, a equipe do Águia 3 havia sido mobilizada para atender a uma vítima que se feriu durante uma trilha na Praia do Guaiúba, no Guarujá, no litoral paulista. O homem escorregou sobre as pedras e sofreu diversos cortes nos pés, pernas e um ferimento profundo na mão. 

O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) conseguiu alcançar a vítima por terra, realizar os primeiros socorros e estabilizá-la em uma prancha, mas a retirada foi inviável por causa do risco e à complexidade da trilha.

A equipe do Águia, então, realizou um sobrevoo inicial para avaliação da técnica mais adequada e, em seguida, efetuou o chamado desembarque em encosta. A aeronave pairou próxima ao solo para o desembarque do policial, que preparou a vítima para o embarque no helicóptero.

O piloto comandante da operação, tenente Filipe de Paula, disse que “a principal preocupação foi realizar o salvamento de forma rápida e eficiente, sem que nenhuma outra pessoa também se torne vítima, devido ao cenário perigoso da encosta”. 

A vítima foi transportada até a Praça Horácio Lafer, onde foi recebida por uma equipe do SAMU. “A sensação é de gratidão e dever cumprido por poder ajudar”, completou.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...