sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Cultura e Turismo Festivais de Inverno se espalham pelo estado de SP; veja programação
Cultura e TurismoMaisPolíticaSão PauloÚltimas notícias

Festivais de Inverno se espalham pelo estado de SP; veja programação


Está aberta a temporada dos Festivais de Inverno pelo estado de São Paulo. Os eventos atraem público de todos os gostos, passando pela valorização da cultura local e incluem exposições de arte, feiras de artesanato e com shows musicais. Durante o período, municípios paulistas apresentam sua diversificada gastronomia para a estação para satisfazer os turistas e visitantes. O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), tem expectativa de público de mais de 1,5 milhão de pessoas.

Na Estância Turística de Amparo, por exemplo, são esperadas cerca de 500 mil pessoas entre visitantes e turistas ao longo de 18 dias consecutivos de seu Festival de Inverno, que começa dia 9 e segue até 27 de julho. Segundo a prefeitura, organizadora do evento, a ocupação de leitos já alcança 75%, mas a expectativa é de lotação. Este ano reunirá mais de 150 atrações gratuitas na Praça Pádua Salles. A programação contará com música, teatro, dança, artes plásticas, exposições e oficinas culturais.

Parque em Amparo

Outra Estância Turística, a de Bragança Paulista, espera 20 mil pessoas e ocupação hoteleira de 100%. Haverá participação de bares, restaurantes e espaços culturais de 4 de julho a 2 de agosto.

Destaque para a gastronomia de Bragança Paulista, com as famosas linguiças (Foto: Divulgação)

A cidade mais alta do Brasil, a Estância Turística de Campos de Jordão promove a 55ª edição do Festival de Inverno, de 5 de julho a 3 de agosto. O tradicional evento vai reunir 76 apresentações gratuitas, entre música e dança, e público de 1,5 milhão. O clima serrano, a neblina, o ar puro e o verde da Mata Atlântica são ingredientes que emolduram jardins, casas e construções de encher os olhos deste destino. A Serra da Mantiqueira recebe também o 3º Festival Gastronômico Folha Sabores da Montanha. No total, 64 estabelecimentos, entre restaurantes, pizzarias, cafeterias, vinícolas, gastrobares, produtores artesanais, participam do evento.

Bosque do Silêncio, em Campos do Jordão (Foto: Setur-SP)

A partir de 21 de julho, outro tradicional evento acontece em Paranapiacaba, distrito de Santo André. O Festival de Inverno se estende até 29 de julho e contará com programação diversificada, shows, comida típica e atividades culturais. O evento é uma oportunidade para conhecer a charmosa Vila Inglesa no alto da Serra do Mar e aproveitar a atmosfera do inverno paulista. Além disso, a gastronomia local e o artesanato são destaques, proporcionando uma experiência completa aos visitantes. Paranapiacaba foi construída por ingleses no século XIX para abrigar funcionários da ferrovia que ligava o interior ao porto de Santos. Hoje, é considerada um dos mais importantes sítios históricos ferroviários do Brasil. O Festival esperar receber 250 mil visitantes e a expectativa de ocupação hoteleira é de 100%. No ano passado, a Vila recebeu 225 mil visitantes.

Expresso Turístico de Paranapiacaba

Se tem inverno, não pode faltar o tradicional Festival de Inverno em Guararema. A 8ª edição do evento está confirmada de 28 de junho a 28 de julho, com diversas opções gastronômicas e muita música boa no estacionamento do Recanto do Américo (Pau D’Alho), com atividades de sexta-feira a domingo nas duas primeiras semanas e de quinta-feira a domingo nas demais semanas. A entrada é gratuita, inclusive para os pets, e os restaurantes e comércios locais estão preparados com cardápio especial.

Recanto do Américo Pau D´Alho de Guararema (Foto: Banco de Imagens Setur-SP)

Desde 13 de junho até 27 de julho, a charmosa Estância Turística de Serra Negra se transforma em um grande palco de arte, música e cultura com o Festival de Inverno Serra Negra In Concert 2025. A programação é gratuita para todas as idades, inclui shows musicais, espetáculos de dança, apresentações teatrais, recreação infantil e muito mais, em diversos espaços urbanos da cidade.

Fontana di Trevi de Serra Negra, inspirada em obra de Roma (Foto: Prefeitura de Serra Negra)

Em Cunha, o Festival de Inverno conhecido como Acordes na Serra está programado entre 4 e 27 de julho com atrações na Praça da Matriz, incluindo shows todos os dias, palestras, workshops e uma feira de expositores. Entre as atrações confirmadas estão a Orquestra Joseense e o cantor Zeca Baleiro, que se apresentarão na Igreja Matriz no dia 5 de julho. Completam a programação oficinas e atividades voltadas para a formação musical e outras áreas culturais.

Parte de Cunha ocupa espaço enfeitado naturalmente pela flora constante de lavanda (Foto: Setur-SP)

O Município de Interesse Turístico de Apiaí se prepara para receber nos dias 19, 20 e 21 de julho o seu tradicional Festival de Inverno, que neste ano traz artistas de jazz e blues. O evento contará ainda com shows, apresentações artísticas, gastronomia, artesanato e atividades de ecoturismo. O evento também celebra a cultura local com músicas e danças típicas. Em edições anteriores, o festival gerou mais de 500 empregos diretos e injetou mais de R$ 60 milhões na economia local.

Trilha Ecológica do Ouro é um ponto turístico famoso de Apiaí (Foto: Setur-SP)



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...