domingo , 9 novembro 2025
Lar Educação Professora da Etec de Itu cria jogos pedagógicos voltados a educadores
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Professora da Etec de Itu cria jogos pedagógicos voltados a educadores



Importantes ferramentas na Educação Profissional e Tecnológica, jogos pedagógicos ajudam a promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes de forma lúdica e envolvente. Além disso, auxiliam na construção do conhecimento, estimulam o raciocínio e desenvolvem habilidades fundamentais para o futuro acadêmico e profissional.

Para Vânia Bordini Marchi, coordenadora pedagógica da Escola Técnica Estadual (Etec) Martinho Di Ciero, localizada em Itu, na Região de Sorocaba, tais metodologias também podem promover a colaboração entre professores de diferentes cursos e disciplinas para oferecer aulas mais dinâmicas e próximas da realidade do mundo do trabalho.

LEIA TAMBÉM: Processo seletivo para contratar professores do Ensino Médio Técnico está aberto até 11 de agosto

Com esse desafio em mente, a educadora desenvolveu dois jogos de tabuleiro, tendo como público-alvo inicial os colegas da Etec de Itu. “Ao estimular a troca de ideias entre professores, os jogos favorecem a construção coletiva de soluções pedagógicas que podem ser aplicadas diretamente em sala de aula”, avalia Vânia.

Missão Ideb: caminho da aprendizagem

O objetivo de um dos jogos criados pela coordenadora pedagógica é contribuir com o desempenho da unidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do ensino no Brasil, considerando tanto o fluxo escolar (taxa de aprovação) quanto o desempenho nas avaliações de larga escala.

A proposta é que os professores se dividam em grupos de três a cinco integrantes. Os competidores devem caminhar por um tabuleiro de 25 casas. Em cada jogada, os participantes recebem um desafio real relacionado à escola, que precisa ser resolvido em um tempo determinado. Um facilitador avalia as soluções. Para tornar a trajetória mais fácil ou difícil, as equipes podem tirar cartas de “sorte ou azar” e “dê uma luz”.

Mercado em ação

A proposta do segundo jogo é trazer para a sala de aula problemas e situações reais encontradas no mundo do trabalho, em áreas distintas, como tecnologia da informação, design, meio ambiente e gestão empresarial. A ideia é que a ferramenta seja utilizada em reuniões pedagógicas entre professores.

A cada rodada, os participantes enfrentam desafios temáticos e devem propor, em tempo limitado, ideias de aulas ou projetos para solucioná-los.

“Os professores já criaram projetos pedagógicos a partir das propostas geradas durante os jogos. A próxima etapa é levar as dinâmicas para a sala de aula e, no segundo semestre, realizar um campeonato entre os alunos”, projeta Vânia.

No início de junho, ambos os jogos foram apresentados para diretores, coordenadores e professores das Etecs da Região de Sorocaba, em reunião realizada na Etec de Mairinque.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...