domingo , 9 novembro 2025
Lar Mais Cultura e Turismo Dia dos Povos Indígenas, Jazz na Estação e aniversário do Conservatório de Tatuí; veja os destaques culturais de SP
Cultura e TurismoMaisSão PauloÚltimas notícias

Dia dos Povos Indígenas, Jazz na Estação e aniversário do Conservatório de Tatuí; veja os destaques culturais de SP



A semana tem celebrações nos espaços da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A partir do dia 11, os 71 anos do Conservatório de Tatuí agitam a cidade da música com sete dias de programação; já o Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, também ganha atividades em dois espaços da capital. Esses e outros destaques estão disponíveis na Agenda Viva SP (https://agendavivasp.com.br/), a plataforma colaborativa do Governo de SP.

Na capital paulista, o Museu do Futebol recebe a Feira de Artesanato Guarani, além de diversas atividades relacionadas às culturas indígenas, no dia 9, acompanhando a exposição “Jaraguá Kunhangue Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá”. No mesmo dia, o Museu das Culturas Indígenas recebe o Coletivo Bayaroá Kuruá para apresentação musical. Já a Estação Motiva Cultural recebe um novo projeto: o Jazz na Estação tem início no dia 12, com a cantora Indiana Nomma e a Felipe Aires Jazz Big Band, em tributo a Ella Fitzgerald. Entre os outros destaques, estão o Teatro dos Sentidos, no Edifício Oswald de Andrade, e o Encontro Nacional da Dança, no Teatro Sérgio Cardoso. 

No interior, o aniversário do Conservatório de Tatuí traz apresentações, entre os dias 11 e 17, que combinam grupos artísticos da instituição com artistas convidados, como Sandra Sá, André Mehmari, Clarice Assad, Vanessa Moreno, Hilda Maria e Marlui Miranda, além de apresentação da peça “Ópera do Malandro”. Há ainda atrações musicais no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e no Museu Casa de Portinari, em Brodowski.
 
Confira todos os destaques da semana:

Conservatório de Tatuí celebra 71 anos com Sandra Sá, André Mehmari, Clarice Assad e Vanessa Moreno
Onde? Conservatório de Tatuí. Rua São Bento, 415 – Centro, Tatuí. 
Quando? De 11 a 17 de agosto. Abertura: Segunda-feira, às 20h30. Demais apresentações: terça a sábado, às 20h. Domingo, às 19h. 

A partir de 11 de agosto, o Conservatório de Tatuí promove uma semana de  programação especial celebrando o seu aniversário de 71 anos. As atividades têm início com concerto com Orquestra Sinfônica, Jazz Combo e André Mehmari, na segunda-feira. Ao longo da semana, se apresentam a Camerata de Violões e Clarice Assad, na terça-feira; Banda Sinfônica e Sandra Sá, na quarta-feira; Big Band e Vanessa Moreno, na quinta-feira; Grupo de Música Raiz, Grupo de Choro e Hilda Maria, na sexta-feira; o Coro, Grupo de Percussão e Marlui Miranda, no sábado; e o espetáculo Ópera do Malandro, no domingo. 

Entrada Gratuita. 
Classificação: Livre.
Mais informações: Orquestra Sinfônica, Jazz Combo e André MehmariCamerata de Violões e Clarice AssadBanda Sinfônica e Sandra SáBig Band e Vanessa MorenoGrupo de Música Raiz, Grupo de Choro e Hilda MariaCoro, Grupo de Percussão e Marlui MirandaÓpera do Malandro.

Tributo a Ella Fitzgerald na Estação Motiva Cultural
Onde? Estação Motiva Cultural. Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo.
Quando? Dia 12 de agosto. Terça-feira, às 19h (happy hour) e 20h30 (apresentação).  

Na próxima terça-feira, a Estação Motiva Cultural inaugura a série Jazz na Estação, com apresentações mensais. Em agosto, a cantora Indiana Nomma, acompanhada da Felipe Aires Jazz Big Band, abre a programação com homenagem a Ella Fitzgerald. No repertório, canções como “All of Me”, “Georgia on My Mind” e “Lullaby of Birdland”. Antes do concerto, acontece um happy hour com serviço de bar. 

R$ 50 (preço único)
Classificação: 10 anos.
Mais informações.

Feira de Artesanato Guarani, exposição e sessão de cinema no Museu do Futebol
Onde? Museu das Culturas Indígenas. R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo. 
Quando? Dia 9 de agosto. Sábado, das 10h às 14h. 

Celebrando o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Museu do Futebol apresenta programação especial neste sábado, 9 de agosto. Na área externa, acontece a Feira de Artesanato Guarani, além da apresentação Xondaro Kuery Kaguy Ijá – Guerreiros Guardiões e Guardiãs da Floresta & Coral M’baraete, oficina e exibição dos curta-metragens Guardiãs do Jaraguá” (São Paulo, 30 min, 2025) e “Kunhangue Arandua – Sabedoria das Mulheres” (São Paulo, 6 min, 2025). O público pode aproveitar e conferir também a exposição temporária “Jaraguá Kunhangue Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá”, em cartaz até o dia 31. 

Entrada Gratuita.
Classificação: Livre.
Mais informações.

Museu das Culturas Indígenas celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas
Onde? Museu das Culturas Indígenas. R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo. 
Quando? Dia 9 de agosto. Sábado, às 15h. 

No dia 9 de agosto, é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, o Museu das Culturas Indígenas recebe o Coletivo Bayaroá Kuruá, em apresentação que reúne diversos instrumentos musicais dos povos indígenas, como japurutu (flauta longa de paxiúba), kapiwayá (bastão de embaúba), kariçu (flauta de pã) e mawako (instrumento de percussão feito com embaúba). 

Entrada Gratuita.
Classificação: Livre.
Mais informações.

Teatro dos Sentidos no Edifício Oswald de Andrade
Onde? Edifício Oswald de Andrade. Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo.  
Quando? Dias 8 e 9 de agosto. Sexta e sábado, às 20h. 

O Edifício Oswald de Andrade, sede do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, recebe neste final de semana a peça “Feliz Ano Novo”, do Teatro dos Sentidos. O espetáculo, voltado para pessoas com deficiência visual ou com o público vendado, estimula outros sentidos além da visão, como audição, olfato, tato e paladar. Paralelamente, o espaço recebe exposição em comemoração aos 25 anos do Teatro dos Sentidos.

Entrada Gratuita.
Classificação: Livre.
Mais informações.

Encontro Nacional da Dança 2025 no Teatro Sérgio Cardoso
Onde? Teatro Sérgio Cardoso. R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo
Quando? Dias 8 e 9 de agosto. Sexta, às 20h. Sábado, às 19h. 

Com quatro décadas de existência,  o ENDA (Encontro Nacional da Dança) é considerado o primeiro Festival de Dança da América do Sul e, desde então, é responsável por revelar talentos e inspirar a criação de outros festivais de dança. Neste ano, o encontro acontece no Teatro Sérgio Cardoso.

Entrada Gratuita.
Classificação: Livre.
Mais informações.

Fábricas de Cultura promovem encontro com fotógrafa e arquiteta Bruna Kherlakian
Onde? Fábrica de Cultura Vila Curuçá. R. Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru, São Paulo. Fábrica de Cultura Itaim Paulista. R. Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista, São Paulo.
Quando? Dia 13 de agosto. Quarta-feira, às 10h (Vila Curuçá) e às 14h (Itaim Paulista). 

Estimulando a entrada de jovens no mercado de trabalho, as Fábricas de Cultura promovem o “Encontro com Profissional”. Dessa vez, a convidada é a artista, fotógrafa e arquiteta paulistana Bruna Kherlakian. Formada pela FAAP e pelo Pratt Institute de Nova York, Bruna já participou de mostra da Casacor, teve exposição individual no Brasil e já trabalhou em escritórios de arquitetura em Nova York e Toronto.  

Entrada Gratuita.
Classificação: Livre.
Mais informações: Vila Curuçá e Itaim Paulista

Introdução à discotecagem digital no MIS
Onde? Museu da Imagem e do Som – MIS. Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo. 
Quando? De 11 a 26 de agosto. Segundas e terças, às 19h. 

Interessados em seguir a carreira de DJ ou desejam desenvolver um novo hobby musical podem se inscrever no curso “Introdução à discotecagem digital”, no MIS. Ao longo de seis aulas, o curso irá abordar temas como escolha de repertório, narrativa, equipamentos, técnicas de discotecagem digital e mercado de trabalho.

R$ 200
Classificação: 18 anos.
Mais informações.

Roda de música em Brodowski relembra Jovem Guarda
Onde? Museu Casa de Portinari. Praça Candido Portinari, 298 – Centro, Brodowski. 
Quando? Dia 13 de agosto. Quarta-feira, às 19h. 

No ano em que se celebra 50 anos da Jovem Guarda, o Museu Casa de Portinari promove os grandes sucessos do movimento com Roda de Música e canções de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa e de outros ícones da época.

Entrada Gratuita.
Classificação: Livre.
Mais informações.

Orquestra Filarmônica de Pindamonhangaba em Campos do Jordão
Onde? Auditório Claudio Santoro. Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão. 
Quando? Dia 9 de agosto. Sábado, às 17h. 

Como parte da série Orquestras Paulistas, o Auditório Claudio Santoro recebe a Orquestra Filarmônica de Pindamonhangaba (OFIPI). A apresentação conta com a participação especial do Balé da Cidade de Pinda. 

Entrada Gratuita.
Classificação: Livre.
Mais informações.
 



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...