sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Cultura e Turismo Governo de SP lança a Rede Estadual de Trilhas de São Paulo
Cultura e TurismoMaisPolíticaSão PauloÚltimas notícias

Governo de SP lança a Rede Estadual de Trilhas de São Paulo



A estância turística de Caraguatatuba será palco do maior evento do país sobre turismo de natureza e aventura: o 22º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Abeta Summit 2025, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), com início nesta quarta-feira (3) e participação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP).

A Setur-SP estará presente com um estande divulgando o programa de certificação em gestão de segurança em atividades de turismo de aventura (SP Ecoaventura); destinos de turismo de natureza: como o Litoral Norte, a Mantiqueira Paulista e o Vale do Ribeira; parques estaduais de São Paulo, com a Fundação Florestal; trilhas de longo curso, como o Caminho da Fé, a Rota da Luz, a Transmantiqueira, entre outras.

LEIA TAMBÉM: SP amplia para 214 o número de Municípios de Interesse Turístico (MITs); veja lista das cidades incluídas

Na ocasião, será instituída oficialmente a Rede Estadual de Trilhas de São Paulo, a partir de uma resolução conjunta entre a Setur-SP e a Fundação Florestal. Também será lançada uma publicação com estudos e mapeamentos de trilhas no Estado de São Paulo, incluindo as atividades relacionadas, como cicloturismo e caminhadas.

“O material será um caminho para turistas se conectarem com a biodiversidade, valorizando as comunidades locais e reconhecendo a importância do turismo sustentável”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP. Até o momento, fazem parte da publicação mais de 286 trilhas distribuídas por 104 municípios paulistas.

A publicação ajuda o leitor a se identificar com os perfis mais comuns de trilheiros, classifica os percursos por nível de dificuldade, destaca as trilhas consideradas imperdíveis no Estado de São Paulo e dá dicas de equipamentos e segurança para aproveitar o melhor do percurso.

A Setur-SP também reconhece empresas certificadas pela ABNT com Certificado de Conformidade de Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura, atendendo aos requisitos da Norma ABNT NBR ISSO 21101: 2014, um projeto desenvolvido em conjunto com SEBRAE SP, ABETA E ABNT, sendo elas: Cachoeira da Toca, Bikers Rio Pardo, Jipe Aventura, Turismo Ilhabela, Green Way Brasil, Pro high Adventure, Rio Abaixo Aventura, Rotas e Rochas Aventura, Una ecoturismo e Ecopark Lago Suspenso.

A Setur-SP ainda participa do Seminário Paulista de Trilhas, no sábado, 5, apresentando a oferta de trilhas (10h às 11h) do Estado e a Rede de Trilhas da Região Sudeste (11h às 12h). O evento também oferece palestras, capacitações, estudos de caso e oportunidades de negócios para empresas e destinos.

A iniciativa foi articulada pela Setur-SP, em parceria com a Associação da Rede Brasileira de Trilhas, a Fundação Florestal, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Ministério do Meio Ambiente.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...