segunda-feira , 8 setembro 2025
Lar Grande ABC São Caetano reativa laboratório do Hospital Albert Sabin e reduz pela metade o tempo de espera pelo resultado de exames
Grande ABCMaisSão Caetano do SulSaúdeÚltimas notícias

São Caetano reativa laboratório do Hospital Albert Sabin e reduz pela metade o tempo de espera pelo resultado de exames

Foto: Eric Romero / PMSCS

Dando continuidade à modernização, readequação e otimização dos equipamentos de Saúde, a Prefeitura de São Caetano do Sul reativou o laboratório do HMEAS (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin). Na primeira semana após a mudança, o tempo de espera pelo resultado de exames caiu pela metade: de 3h para 1h30.

Foto: Eric Romero / PMSCS

O laboratório foi transferido para a Avenida Dr. Rodrigues Alves em 2023, em virtude das obras de ampliação do hospital, e permaneceu funcionando no Bairro Fundação mesmo após a conclusão das intervenções, em julho de 2024.

A reativação do laboratório dentro do Albert Sabin foi possível graças a uma atuação estratégica da Secretaria de Saúde, que tem se dedicado à otimização dos espaços. No HMEAS, a farmácia e outros setores mudaram de lugar (dentro do próprio equipamento), abrindo espaço para alterações que têm resultado na qualificação do atendimento.

Foto: Eric Romero / PMSCS

Ter o laboratório dentro do Hospital significa mais agilidade no diagnóstico e menos recoleta. Antes, dependíamos de motoboys para fazer o transporte do material coletado, o que era realizado de hora em hora. Agora não perdemos mais esse tempo”

ressalta a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer.

A medida também evita interferência nos resultados dos exames. Durante o transporte, o sangue coletado pode sofrer hemólise por variações de temperatura, agitação ou contaminação, levando à degradação de componentes. Já a urina pode apresentar aumento da turbidez e alteração do pH, entre outras condições que poderiam exigir uma nova coleta.

COLETA HUMANIZADA E NOVOS LEITOS

Desde agosto, pacientes do HMEAS que precisam de medicação intravenosa e coletar sangue para exames realizam os dois procedimentos pelo mesmo acesso venoso. A Coleta Humanizada, que agiliza os atendimentos e evita sofrimento aos pacientes, é possível pela mudança da Sala de Medicação, agora localizada junto à Sala de Apoio a Análises Clínicas.

Já a antiga sala de medicação deu espaço para a criação da UDC (Unidade de Decisão Clínica). São nove novos leitos de observação, liberando a Enfermaria para pacientes que necessitem de maior tempo de atenção.

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *