quarta-feira , 10 setembro 2025
Lar Educação Aluno da região Central é o primeiro colocado na classificação de alunos intercambistas do Prontos pro Mundo
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Aluno da região Central é o primeiro colocado na classificação de alunos intercambistas do Prontos pro Mundo



A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou a lista com os 500 estudantes da rede estadual de ensino que integram o primeiro grupo de intercambistas do programa Prontos pro Mundo em 2026. Entre esses estudantes, 19 são da região Central. O aluno João Paulo Pezarim Lino, de Ibitinga, está matriculado na Escola Estadual Professora Iracema de Oliveira Carlos, e é o primeiro colocado na classificação para o intercâmbio, após ter alcançado a melhor nota final na seleção da Seduc-SP. Ele também colocou Ibitinga no topo entre todas as cidades com alunos classificados.

O estudante de Ibitinga recebeu a notícia da classificação do governador Tarcísio de Freitas, que fez uma ligação em vídeo para João Paulo. “Eu recebi uma ligação do governador Tarcísio de Freitas e ele me falou que passei no Prontos pro Mundo. Foi uma alegria muito grande. Agradeço muito a oportunidade e a iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria da Educação, a todos que acreditaram em mim. Eu vou para o Reino Unido pelo programa Prontos pro Mundo, estou muito animado, muito emocionado. O que eu digo para quem quer fazer o intercâmbio é que cada um acredite em si mesmo, que você chega muito longe”, diz o aluno. 

LEIA TAMBÉM: Governo de SP divulga lista de 500 alunos da primeira turma de intercambistas do Prontos pro Mundo em 2026

João Paulo estuda no período da manhã na escola Iracema e, à tarde, reveza seus dias entre tarefas escolares, estudos da língua inglesa e o trabalho com a família em um hotel da cidade. O aluno destaca a plataforma de preparação para a seleção do Prontos pro Mundo: “Pude aprender mais sobre tempos verbais e verbos auxiliares. Agora, na viagem, sei que poderei aprimorar o inglês, que é muito importante, principalmente para a formação que quero seguir, na área de computação”, afirma.

O futuro intercambista nunca esteve fora do Brasil e, em sua família, só uma tia viajou a turismo para outros países. “Estou feliz que vou para o Reino Unido. Quero visitar um museu quando estiver por lá”, complementa.

A classificação com os todos os 500 estudantes do estado e 19 da região Central está disponível no portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e no site do programa. A cada ano, o programa de intercâmbio do Governo do Estado leva 1.000 estudantes para uma experiência de três meses em high school (etapa semelhante ao Ensino Médio) a países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

Concorreram às 500 vagas do intercâmbio 26 mil estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual.

Foram classificados para a prova de seleção, os alunos que:

  • Estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio em 2025;
  • Fizeram o Saresp em 2024, no 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Tiveram ao menos 90% de frequência no ano passado; e
  • Obtiveram certificado nível 3 (ou superior) do curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.

Este ano, a Educação expandiu a possibilidade de participação nas provas para alunos que estavam matriculados no Ensino Fundamental em redes municipais paulistas e agora estudam na rede estadual. Após a etapa da prova, os estudantes aprovados passaram por outras fases que envolveram, por exemplo, a avaliação das notas do primeiro semestre deste ano. 

As primeiras viagens do Prontos pro Mundo aconteceram no primeiro semestre deste ano; 410 estudantes já embarcaram, ficaram três meses na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido e já retornaram ao Brasil e para suas escolas, 40 embarcaram para a Austrália em julho, 160 para o Canadá entre o final de agosto e a última sexta-feira (5) e 132 para o Reino Unido, também nas últimas duas semanas, totalizando 332 intercambistas fora do Brasil neste momento. Há, ainda, embarques para a Nova Zelândia e Austrália previstos para o fim de setembro e início de outubro.

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais. Em razão do prazo por recursos, as listas abaixo podem sofrer alterações.

Lista preliminar de classificados por município 

Lista preliminar de classificação geral



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Programa de intercâmbio do Governo de SP inclui Irlanda como destino

No primeiro semestre de 2026, 500 estudantes da rede pública de São...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Polícia desativa central móvel do ‘golpe do sms’ e prende motorista na zona leste de SP

A Polícia Civil desativou nesta quarta-feira (10) uma “central móvel de golpes”...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Ambiental fecha 10 fábricas de balões

A Polícia Militar Ambiental deflagrou nesta quarta-feira (10) a segunda fase da...