domingo , 9 novembro 2025
Lar Mais Cultura e Turismo Xadrez avança em São Paulo e movimenta o turismo do estado
Cultura e TurismoMaisPolíticaSão PauloÚltimas notícias

Xadrez avança em São Paulo e movimenta o turismo do estado



Pela primeira vez na América Latina, a cidade de São Paulo recebe um dos torneios mais prestigiados do calendário internacional do xadrez: a final do Grand Chess Tour, reunindo durante sete dias (27 de setembro a 3 de outubro) entusiastas de dez países, crianças, jovens e idosos de 12 estados brasileiros e uma audiência de mais de 20 milhões de pessoas que acompanha a distância o duelo dos melhores jogadores do mundo.

LEIA TAMBÉM: Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

São Paulo está na vanguarda do país quando o assunto é xadrez: um torneio a cada dois dias em municípios do interior, litoral e capital e um público estimado de 10 mil competidores todos os anos, movimentando meios de hospedagem, restaurantes e atrativos turísticos. “O xadrez se tornou um importante instrumento de divulgação de destinos turísticos e movimentação de pessoas pelo Estado”, afirma o secretário estadual Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP).

Reconhecido oficialmente como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o xadrez também ganhou o selo da Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA) e passou a integrar a Associação Brasileira de Esportes Intelectuais. Em São Paulo, os torneios presenciais e as plataformas eletrônicas de xadrez ganham espaço, além do avanço em escolas públicas e privadas como ferramenta pedagógica.

A final do Grand Chess Tour, na capital paulista, acontece em São Paulo após uma jornada de cinco etapas internacionais: Polônia, Romênia, Croácia e duas nos EUA, para um grupo seleto de Grandes Mestres (10 a 12) disputando quatro vagas para a Final em São Paulo. A etapa paulista oferece uma premiação de US$ 350 mil e o circuito completo distribui US$ 1,6 milhão.

O Grand Chess Tour é parte de um festival que inclui modalidades como o xadrez clássico, partidas rápidas, blitz (partidas ainda mais rápidas) e jogos simultâneos com grandes mestres. No Open Infantil há 210 crianças confirmadas. O evento em São Paulo ainda conta com a presença de uma das maiores lendas do xadrez: Garry Kasparov, um dos organizadores do evento. A final está sendo organizada pela Xeque & Mate Empreendimentos.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...