sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Cultura e Turismo MIS inaugura exposição gratuita com fotografias do francês Jean Manzon na Amazônia
Cultura e TurismoMaisSão PauloÚltimas notícias

MIS inaugura exposição gratuita com fotografias do francês Jean Manzon na Amazônia



O MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura, em 5 de novembro, a exposição “Encontro: Jean Manzon e a Amazônia”. Com curadoria de André Sturm, a mostra gratuita apresenta fotos e documentários realizados por Jean Manzon (1915–1990) na Amazônia nas décadas de 1940 e 1950.  
 
Fotógrafo e cineasta francês, Manzon foi um dos principais nomes da renovação do fotojornalismo brasileiro, em especial pela sua atuação na revista O Cruzeiro e pela utilização de técnicas emprestadas do cinema de vanguarda europeu. Seus trabalhos tiveram o Brasil como principal tema, incluindo um dos documentários que estará na exposição, L’Amazone (1966), que ganhou o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza.  

LEIA TAMBÉM: Encontro de colecionadores de figurinhas e homenagem a Elza Soares são destaques da agenda cultural

“Com composições ousadas e um olhar cinematográfico, Manzon transformava o cotidiano em narrativa visual, revelando um Brasil profundo, múltiplo e, até então, desconhecido. Suas fotos não apenas informavam: criavam fascínio”, diz André Sturm, curador da mostra e diretor-geral do MIS.  
 
“Encontro: Jean Manzon e a Amazônia” complementa a homenagem realizada no Maio Fotografia no MIS 2025 ao artista, quando o Museu expôs a série “O Trabalho”. Desta vez, o público confere uma seleção de 25 imagens de Manzon sobre a Amazônia, além de dois documentários realizados por ele sobre o tema. 
 
Sobre o fotógrafo 

Jean Manzon (Paris, 1915 – São Paulo, 1990) foi um fotógrafo e cineasta francês radicado no Brasil. Após atuar em revistas francesas, em 1940, aos 25 anos, Jean Manzon deixa a França e desembarca no Brasil, onde era impossível prever o impacto de seu trabalho na história brasileira: Manzon mudou o padrão de qualidade de fotojornalismo no país. Em pouco mais de uma década é reconhecido pelo público e pela imprensa brasileira cativados por seu talento fotográfico e por sua brilhante carreira. Ao lado de outros ilustres franceses, como Pierre Verger, Claude-Lévi Strauss e Blaise Cendrars, Jean Manzon figura entre os estrangeiros que muito colaboraram para consolidação do nosso mais caro patrimônio: a cultura brasileira. O corpo de seu trabalho, nas mais variadas vertentes do registro imagético reúnem mais de 750 documentários em curta-metragem e mais de 15.000 fotografias. 
 
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, EAÍ?! Marketing, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky. 
 
Serviço 
Exposição | “Encontro: Jean Manzon e Amazônia” 

Data: a partir de 5 de novembro 
Local: Sala Maureen Bisilliat | térreo do MIS – Avenida Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo 
Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. 
Classificação:  livre  
Ingressos: Gratuitos 
 



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...