Programa de formação continuada presencial voltado para professores e profissionais da Educação Básica, o Encontro USP Escola 2026 tem inscrições abertas, oferecendo cursos, palestras e oficinas de todas as áreas do conhecimento em uma única programação entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026. O objetivo é fomentar a reflexão crítica e a troca de experiências entre a Universidade e a escola, abordando os desafios da educação no século 21. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 3 de dezembro pela plataforma Apolo da USP, com vagas prioritárias para professores da rede pública.
O Encontro USP-Escola é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e organizado em parceria com a Associação dos Professores de Escolas Públicas (Apep). A iniciativa se destaca pela interdisciplinaridade, oferecendo dezenas de cursos de atualização divididos em cinco grandes áreas. Os cursos de 30 horas são conduzidos não só por professores da USP e seus grupos de pesquisa, como também por especialistas indicados pela comissão organizadora do evento.
Esta edição oferece 91 atividades no total, sendo 37 cursos, 27 oficinas, 19 palestras, seis rodas de conversa, além da abertura e da assembleia de encerramento. Entre os temas dos cursos estão A fake news no ensino de Língua Portuguesa: discutindo a leitura e a argumentação; Artes Integradas: diálogos entre Música, Dança, Teatro e Artes Visuais em sala de aula; Xadrez e Neurociência: Estratégias para uma Educação Inclusiva e Criativa; Centenário do nascimento de Milton Santos: Espaço, território e outros conceitos que dialogam com currículo escolar; Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores na garantia de direitos humanos; Ciência Forense como Estratégia Interdisciplinar de Ensino; Tópicos em Geociências; Neurodiversidade, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Neurociências: Ensino-aprendizagem e Implicações em Sala de Aula; Psicanálise, educação e alteridade: conceitos introdutórios e possíveis caminhos para o aprimoramento dos processos de escuta escolar, entre muitos outros.
Entre as palestras, destaque para Saresp-Provão Paulista: avaliação, bonificação ou punição?; As estações do ano e a astronomia; e Pequenas moléculas, grandes descobertas: a revolução do microRNA. Já as oficinas abordarão A mediação do livro ilustrado na escola; Videogames e escola – uma aproximação para leigos; e Ciclo hidrológico e as mudanças climáticas: como explicar na escola; e muitas outras. Haverá ainda várias rodas de conversa sobre assuntos como Racismo e intolerância religiosa: Por que precisamos falar sobre isso?; Práticas antirracistas na Educação Infantil: experiências na educação formal e não formal; Carreiras da saúde – conversa aberta sobre a vida; Engenharia Genética e Ética; Literatura Negro-Brasileira na Educação Básica: avanços, limites e perspectivas após as Leis 10.639/03 e 11.645/08; e Missão Antibiótico na Escola: dose certa, hora certa e até o fim.
As inscrições devem ser feitas até 3 de dezembro, mas os inscritos deverão confirmar o interesse no curso escolhido durante o período de 4 a 14 de dezembro, via sistema Apolo. Caso o número de inscritos confirmados ultrapasse o total de vagas disponíveis para um curso, a Universidade realizará um sorteio. Os professores do ensino público terão prioridade na distribuição das vagas.
Acompanhe as notícias do encontro no site ou ainda no Instagram. Mais informações pelo e-mail: encontro.usp.escola@usp.br













Deixe um comentário