domingo , 8 fevereiro 2026
Lar Mais Cultura e Turismo Frutas e Bandeirantes: tradição e sabor na Rota da Cachaça paulista
Cultura e TurismoMaisPolíticaSão PauloÚltimas notícias

Frutas e Bandeirantes: tradição e sabor na Rota da Cachaça paulista



O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (11) a quarta rota temática. Depois das Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo, Rotas do Queijo, é a vez de prestigiar um dos destilados mais emblemáticos do país, com quase 500 anos de história: a cachaça. Na região das Frutas e Bandeirantes, os municípios de como Americana, Atibaia, Jundiaí, São Roque e Capivari representam das Rotas da Cachaça. A iniciativa reúne produtores tradicionais e atrativos culturais que valorizam a bebida símbolo do Brasil. O projeto é coordenado pela Casa Civil e conta com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens; de Agricultura e Abastecimento; de Cultura e Economias Criativas; de Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.

A Rota Frutas e Bandeirantes é um verdadeiro encontro entre tradição e modernidade. Entre os destaques estão o Engenho Fazenda Velha, em Americana, e o Alambique Almeida Valente, em Artur Nogueira, que preservam técnicas centenárias. Em Atibaia, a Fazenda Paraíso encanta visitantes com sua produção artesanal, enquanto Capivari abriga o sofisticado Villaggio De Simoni, referência em qualidade e inovação.

Outros nomes que enriquecem a rota incluem o Alambique JP (Itupeva), o histórico Alambique Zanoni (Jarinú), o Alambique Velho Sonho (Jundiaí) e a premiada Destilaria Santa Capela (Santa Bárbara d’Oeste). Confira os participantes da rota em https://www.rotasdacachaca.sp.gov.br.

LEIA TAMBÉM: Alta Paulista celebra tradição com mestres da cachaça e experiências únicas

O projeto Rotas da Cachaça reúne oito circuitos em 65 municípios paulistas, fortalecendo o turismo rural e a economia criativa. São Paulo é líder nacional na exportação de cachaça e concentra 46% da produção brasileira, com destilarias que unem tradição e inovação.

“Cada produtor desta rota é um símbolo da tradição paulista e da excelência na produção artesanal. É uma experiência que conecta história, natureza e gastronomia”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

Atualmente, existem 1.266 estabelecimentos elaboradores de cachaça registrados no Brasil, de acordo com o Anuário da Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O estado de São Paulo experimentou crescimento de 5,9% nos registros de estabelecimentos elaboradores de cachaça registrado em 2024 de acordo com o anuário.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Polícia de SP prende 16 suspeitos em operações durante blocos de Carnaval na capital

A Polícia Civil já prendeu 16 pessoas em duas operações realizadas durante...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM apreende mais de 350 kg de folhas de coca em Ourinhos

Os policiais militares do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) do 2º Batalhão de...