sábado , 14 fevereiro 2026
Lar Mais Cultura e Turismo Turismo ferroviário em SP: confira itinerários de trens que unem entretenimento e cultura
Cultura e TurismoMaisPolíticaSão PauloÚltimas notícias

Turismo ferroviário em SP: confira itinerários de trens que unem entretenimento e cultura



O turismo ferroviário vem ganhando espaço na política de turismo do estado de São Paulo, com trens turísticos em operação em diferentes regiões e novos projetos em fase de implantação. As iniciativas utilizam trechos históricos da malha ferroviária já existente para estruturar produtos turísticos voltados à valorização cultural, à preservação do patrimônio e ao desenvolvimento regional. Novas experiências em novos percursos e em trechos revitalizados devem ser viabilizadas com o propósito de aumentar a oferta de passeios.

As viagens acontecem em vagões estilizados e históricos, com serviço de bordo, atração musical e guia durante o trajeto. Confira alguns itinerários e planeje a sua experiência.

Guararema

Com um percurso de 6,8 quilômetros, e passeios aos finais de semana, o Trem de Guararema encanta os turistas. A composição opera em um trecho da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil entre a Estação Central de Guararema, construída em 1891, e a estação da Vila Luís Carlos, de 1914. Pelas janelas do vagão, os viajantes contemplam o belo verde que se apresenta durante o passeio que tem duração de duas horas. Em alguns pacotes há serviço de bordo incluso. Para informações e reservas – é recomendado – acesse o site.

Salto e Itu

Entre Itu e Salto, o Trem da República conecta dois destinos históricos do interior paulista. O percurso de cerca de uma, também feito em vagões estilizados, respeitando as características históricas, utiliza a ferrovia como elemento central da experiência turística e contribui para a circulação de visitantes entre municípios com tradição cultural e relevância histórica. Embarcar neste trem é fazer uma imersão sobre o nascimento da república brasileira.

A experiência de viajar nestes vagões começa muito antes de o trem entrar em movimento. As estações de Itu e Salto, restauradas e preservadas, funcionam como portais para o ano de 1873. Foi ali, na região, que a famosa Convenção de Itu plantou as sementes que derrubariam o Império anos mais tarde.

Dentro do vagão, os turistas são estimulados a interagirem com atores caracterizados como figuras do século XIX que circulam pelos corredores. Para informações e reservas, acesse o site.

LEIA TAMBÉM: SP Produz impulsiona turismo religioso e ecológico em duas cidades do interior paulista

Maria Fumaça de Campinas

Quem resiste ao som de uma Maria Fumaça? Ao embarcar em uma composição em Campinas, os viajantes contemplam uma operação turística com locomotivas centenárias e a vapor. São várias opções de passeios, de “open” café da manhã e almoço à happy hour.

A iniciativa integra ações de preservação do patrimônio ferroviário e amplia a oferta de atrativos turísticos na Região Metropolitana de Campinas. Para informações e reservas, acesse o site.

Expresso Turístico CPTM

Mais do que um meio de transporte, o Expresso Turístico da CPTM consolidou-se como um museu dinâmico sobre trilhos. Operando com composições que remontam a meados do século XX, o serviço oferece aos passageiros a oportunidade rara de vivenciar a era de ouro das ferrovias paulistas, unindo a capital a destinos históricos como Jundiaí, Mogi das Cruzes e a vila ferroviária de Paranapiacaba, com a imponente locomotiva a diesel ALCO RS-3, fabricada em 1952 e cedida pela ABPF, garantindo a autenticidade técnica e estética do passeio.

LEIA TAMBÉM: SP lança Rota do Futebol, Guia Afroturismo e Circuito Country no mercado espanhol

Durante o trajeto, a paisagem urbana dá lugar ao verde das serras, narrando a história da expansão ferroviária, essencial para o desenvolvimento econômico de SP. Esse mergulho na memória nacional reflete-se no sucesso de público: a Pesquisa de Satisfação de 2025 registrou uma nota média de 9,5 e um impressionante índice de recomendação de 99,5%. Os dados reiteram que a valorização do patrimônio histórico é o grande diferencial do serviço, tornando-o uma referência no turismo ferroviário brasileiro. Para quem deseja embarcar nesta jornada no tempo, as informações e reservas estão disponíveis no portal oficial da CPTM.

Passaporte Ferroviário de São Paulo

Seja qual for o seu destino de trem, a Setur-SP lançou o Passaporte Ferroviário de São Paulo, no site. Um verdadeiro guia para o viajante registrar os trechos realizados em 12 municípios paulistas. Com o documento o passageiro personaliza com seu próprio nome, data de nascimento e cidade/estado de origem, tal como acontece em um passaporte comum.

O passaporte ferroviário é uma parceria da pasta com a ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais), e conta com o apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Programa de Turismo Ferroviário

Em 2024, o Governo de São Paulo lançou o Programa de Turismo Ferroviário, que tem o objetivo de desenvolver e integrar 23 circuitos ferroviários com rodovias e outros modais de transporte. Com isso, a expectativa de impacto econômico é R$ 1,8 bilhão nos próximos 10 anos. O Programa de Turismo Ferroviário está ligado ao “SP Nos Trilhos”, que reúne mais de 40 projetos de transporte ferroviário e investimentos na ampliação e modernização de rotas.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados