terça-feira , 3 fevereiro 2026
Lar Mais Centro da cidade de São Paulo registra menor número de roubos em 25 anos
MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Centro da cidade de São Paulo registra menor número de roubos em 25 anos


A região central da cidade de São Paulo registrou em 2025 o menor número de roubos desde 2001, início da série histórica dos dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

Com a integração das áreas de segurança, saúde e desenvolvimento social, a atual gestão assumiu após 2022, ano marcado pelo pior resultado da série histórica, com 9,2 mil ocorrências. A implementação de novas estratégias de monitoramento e operações integradas permitiu reverter a tendência reduzindo as ocorrências para 8.019 em 2023, 4.492 em 2024 e, finalmente, ao mínimo histórico de 3.366 registros em 2025. As estatísticas do 77º DP (Santa Cecília) e 3º DP (Campos Elíseos), incluem também roubos a carga e roubos de veículos. 

LEIA TAMBÉM: Centro de São Paulo completa oito meses sem a Cracolândia: veja como ação integrada desmontou tráfico e levou dignidade à região

“Alcançar o menor índice de roubos em 25 anos no centro de São Paulo demonstra que a estratégia adotada está no caminho certo”, disse o secretário de Segurança Pública, Nico Gonçalves. “O trabalho integrado, aliado à presença permanente do estado e a ações coordenadas de segurança e políticas públicas, foi fundamental para reverter um cenário crítico e garantir mais segurança para a população.”

A melhora dos índices de segurança na região se deve a um conjunto de políticas públicas do Governo de São Paulo que inclui o fim da Cracolândia e que deu ao centro da cidade de São Paulo uma nova perspectiva de futuro. Após décadas marcadas por degradação urbana, violência e exclusão social, a região vive um processo de requalificação impulsionado por ações nas áreas de segurança pública, saúde, desenvolvimento social, habitação e urbanismo.

Em janeiro, o Centro de SP completou oito meses sem a principal cena aberta de uso de drogas do país, resultado de uma atuação articulada que já produziu efeitos concretos, como a prisão de mais de 21,6 mil pessoas desde 2023, a apreensão de 13,4 toneladas de drogas, a retirada de 682 armas de circulação e a recuperação de cerca de 2 mil veículos na região central.

“As políticas públicas do governo de São Paulo atenuaram a sensação de insegurança que exista e isso fez com que a região se transformasse”, disse o comerciante Marcone Moraes, que tem uma padaria no centro de São Paulo. “É uma esperança que deram para nós. Quem vem aqui hoje, vê a transformação”

O empresário Marcone Moraes destacou a melhora na sensação de segurança no centro da capital

Paralelamente ao combate ao tráfico, a criação da Linha de Cuidados Integral a Adultos com Necessidades Relacionadas ao Uso de Crack, Álcool e outras Drogas viabilizou estratégias da jornada de cuidados aos dependentes químicos vindos da Cracolândia, ampliando leitos, criando serviços de acolhimento terapêutico e ações preventivas, consolidando assim uma central de dados e informações da atuação desta política pública, garantindo continuidade, aprimoramento e avaliação constante.

Outra iniciativa do Governo de São Paulo para revitalizar a região é o projeto de mudança da sede administrativa da gestão da zona sul da capital para a região central. Com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, o projeto prevê a construção, na região dos Campos Elíseos, de sete edifícios e dez torres que concentrarão o gabinete do governador, além das secretarias e órgãos estaduais.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Polícia Rodoviária apreende 1,5 tonelada de maconha no interior de São Paulo

A Polícia Militar Rodoviária prendeu um motorista de caminhão de 43 anos...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Fuvest e Enem-USP: confira a lista de aprovados em 2ª chamada

Quem busca uma vaga na USP e participou do vestibular da Fuvest...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Educação de SP seleciona 10 mil estagiários para a rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou o...

Cultura e TurismoMaisSão PauloÚltimas notícias

Carnaval, música latina e Cine Kids: veja os destaques da Agenda Viva SP

Tá chovendo hambúrguer, carnaval, música e diversão nos espaços da Secretaria da...