Nos dias 13 e 14 de novembro, 190 adolescentes do 3º ano do Ensino Médio, que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, farão o Provão Paulista Seriado, criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que permite que os estudantes da rede pública acumulem pontuação ao longo das três séries do ensino médio para disputar vagas em universidades públicas paulistas.
Os participantes são de centros socioeducativos de diversas regiões do Estado, com destaque para a capital paulista e a região metropolitana: São Paulo (41 adolescentes), Diadema (1), Franco da Rocha (7), Guarulhos (2), Itaquaquecetuba (5), Osasco (7) e Santo André (8). No litoral, participam jovens de Caraguatatuba (2), Mongaguá (1), Peruíbe (2) e São Vicente (6). No interior, há representantes de Araçatuba (7), Araraquara (1), Atibaia (2), Bauru (8), Botucatu (4), Campinas (3), Cerqueira César (7), Franca (2), Iaras (7), Irapuru (8), Itapetininga (1), Jacareí (1), Limeira (4), Lins (13), Lorena (3), Marília (4), Mogi Mirim (9), Piracicaba (1), Ribeirão Preto (5), São Carlos (1), São José do Rio Preto (3), São José dos Campos (4), Sertãozinho (3), Sorocaba (6) e Taubaté (1).
As provas para os alunos do 3º ano serão aplicadas em duas etapas. No primeiro dia, os adolescentes responderão 48 questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Física, Química e Biologia, além de uma redação, com duração de até cinco horas. O segundo dia será dedicado a 42 questões de Matemática, História, Geografia, Sociologia e Filosofia, com tempo previsto de quatro horas.
Nesta edição, o Provão Paulista oferecerá 15.717 vagas em instituições de ensino superior, distribuídas entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).
LEIA TAMBÉM: 2ª série do Ensino Médio faz Provão Paulista nesta terça (11) e quarta-feira (12)
De acordo com o edital, o desempenho terá peso de 60% na nota final dos estudantes do 3º ano do ensino médio neste ano, sendo 40% referentes à prova objetiva e 20% à redação. Na edição de 2023, quando os alunos estavam na 1ª série, a avaliação correspondia a 15% da nota final, e, em 2024, na 2ª série, passou a valer 25%. A divulgação do resultado final e da primeira chamada para as universidades está prevista para o dia 19 de janeiro de 2026.
Além dos alunos concluintes, outros 1,4 mil adolescentes da Fundação CASA, matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, também prestam o exame nos dias 4 e 5 de dezembro. As notas obtidas pelos estudantes serão acumuladas para as próximas edições do Provão Paulista.
Preparação e incentivo
A equipe pedagógica da Fundação CASA, em parceria com professores da rede estadual, vem reforçando o preparo dos adolescentes com atividades de revisão e acompanhamento nas disciplinas exigidas pelo exame. Outra iniciativa que contribui diretamente para essa preparação é o cursinho pré-vestibular Colmeia, ação de extensão universitária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
As aulas são ministradas por graduandos bolsistas da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT), de forma remota, com revisões e simulados semanais. Atualmente, adolescentes de 32 centros socioeducativos de internação da Fundação CASA participam do cursinho, que, desde 2022, contribui para a inclusão educacional e social dos jovens e para a preparação aos vestibulares.
LEIA TAMBÉM: Ensino das Etecs e Fatecs aproxima alunos do mercado de trabalho
“Estou muito animado para fazer a prova. As aulas e as revisões me ajudaram a entender melhor o conteúdo e a acreditar que posso passar. Quero fazer faculdade de Educação Física e trabalhar ajudando outras pessoas, como estão me ajudando agora”, contou o adolescente Lucas (nome fictício), do CASA Tamoios, que participa das aulas de preparação desde julho.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou o papel da educação e da instituição na construção de novas oportunidades para os adolescentes. “A participação no Provão Paulista é uma oportunidade concreta de acesso ao ensino superior. Nosso papel é contribuir para que esses adolescentes retomem seus projetos de vida e possam voltar à sociedade preparados para construir um futuro melhor e, assim, ajudar a formar uma sociedade mais segura.”
Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.












Deixe um comentário