sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Governo de SP forma 1,8 mil novos policiais para reforçar a segurança no Estado
MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Governo de SP forma 1,8 mil novos policiais para reforçar a segurança no Estado


O governador Tarcísio de Freitas participou nesta terça-feira (10), no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, da formatura de 1.825 soldados da Polícia Militar, que passarão a atuar em todas as regiões do estado para reforçar o policiamento preventivo. Os soldados serão redistribuídos nos Comandos de Policiamento de todo o estado, conforme o planejamento técnico definido pela Polícia Militar.

A capital e as cidades da região metropolitana devem contar com cerca de 1,4 mil novos policiais. Os demais serão distribuídos para o interior paulista. Do total de formandos, 183 soldados darão início à formação específica para integrar o Corpo de Bombeiros.

“Ninguém busca o trabalho policial sem ser vocacionado. E a nossa missão na formação é desenvolver essas vocações. Vocês venceram essa etapa e passaram no exame. Mérito de vocês e de suas famílias, que deram suporte a todo momento. Depois, passaram pela formação profissional, que exigiu muito. Vocês foram testados o tempo todo em atributos cognitivos, físicos e afetivos, venceram os obstáculos e chegaram à formatura, dia de celebração”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas aos formandos.

O curso na Escola de Soldados da PM teve duração de um ano e capacitou os militares para atuarem em diferentes frentes, como o policiamento ostensivo e atendimento às demandas sociais.

O policial, durante o curso de formação, se depara com uma ampla gama de conteúdos teóricos, práticos e éticos para prepará-lo para exercer a profissão com segurança, legalidade e responsabilidade.

Entre os principais conteúdos abordados estão direitos humanos, criminalística, tiro defensivo, defesa pessoal, inteligência policial, psicologia, medicina legal, doutrina de polícia comunitária, entre dezenas de outras temáticas essenciais para o cotidiano policial.

O soldado Eduardo Mendes Carvalho foi o primeiro colocado da turma de novos policiais e recebeu a medalha Pedro Dias de Campos, em reconhecimento ao seu desempenho intelectual.

Até o final de 2026, serão mais de 20 mil policiais contratados na gestão. Desde 2023, o Governo de São Paulo está fazendo uma série de contratações para reduzir o déficit policial e aumentar a presença policial nas cidades paulistas.

Com os novos policiais formados nesta terça-feira, que passam a integrar o efetivo da corporação, já são 11 mil novos agentes nas ruas do estado desde o início da gestão, sendo pouco mais de 7,3 mil policiais militares.

O estado tem reconhecido a necessidade de reforçar o efetivo policial para aperfeiçoar o combate à criminalidade e garantir a segurança da população. Até o fim de 2026, a previsão é que o total de vagas autorizadas na atual gestão chegue a 23,4 mil policiais militares, civis e técnico-científicos.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...