sábado , 29 março 2025
Lar Brasil Novo consignado pode ampliar endividamento de trabalhadores
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

Novo consignado pode ampliar endividamento de trabalhadores


A nova modalidade de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada pode aumentar o endividamento da população. Embora ofereça juros menores, o empréstimo com desconto em folha pode levar à contração de novas dívidas e comprometer a renda dos trabalhadores.

De sexta-feira 21 a domingo 23, mais de 40 milhões de pessoas fizeram simulações do programa, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Chamado Crédito do Trabalhador, o programa entrou em vigor na sexta-feira.

A promessa do governo é oferecer uma alternativa mais acessível àqueles que precisam de crédito, mas há riscos do uso excessivo desse tipo de financiamento.

Leia mais: “Gleisi Hoffmann apaga vídeo com propaganda do ‘empréstimo do Lula’”

O novo consignado permite que empregados contratem empréstimos com desconto direto na folha de pagamento. No entanto, segundo especialistas, a expansão de programas de transferência de renda e a maior oferta de crédito têm impulsionado o endividamento da população de baixa renda.

Lula consignado
Lula anuncia programa que facilita crédito consignado para trabalhadores do setor privado Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O governo apresentou o programa como uma alternativa para reduzir o endividamento, permitindo a substituição de dívidas antigas por novas com juros menores. Porém, essa possibilidade só estará disponível a partir de 25 de abril. A portabilidade de empréstimos entre bancos, por sua vez, só começa em 6 de junho. Até lá, os trabalhadores que aderirem ao programa contrairão novas dívidas.

Crédito para consumo aumenta risco de endividamento

O coordenador do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGVcemif), Lauro Gonzalez, afirmou ao portal MT Econômico que o crédito tem papel essencial na economia, mas exige cuidado. “É preciso haver cautela, tendo em vista o já elevado grau de comprometimento de renda da população para o pagamento de dívidas”, afirmou.

YouTube videoYouTube video

Dados de 2023 mostram que o crédito para consumo tem crescido significativamente, e os juros para pessoas físicas no Brasil estão entre os mais altos do mundo. Isso contribui para o endividamento das famílias, com mais de 72 milhões de brasileiros negativados.

O núcleo de estudos do superendividamento do FGVcemif enumerou os principais riscos do novo consignado:

  • uso do crédito para quitar dívidas antigas;
  • maior assédio de instituições financeiras com ofertas agressivas;
  • aumento do superendividamento com a ampliação da margem consignável; e
  • necessidade de maior regulação na oferta de cartão de crédito para mitigar os impactos do endividamento excessivo

O crédito consignado representa 17% das operações de empréstimos no país, ficando atrás do cartão de crédito (53%) e do empréstimo pessoal (22%), segundo pesquisa da Creditas de dezembro de 2024.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O prazo máximo para pagamento do consignado privado varia de 48 a 60 meses, dependendo da instituição financeira. Para aposentados e pensionistas, o limite é de 96 meses. Como os juros anuais estão em torno de 21%, o alto custo financeiro pode levar os contratantes a repactuar os débitos repetidamente, entrando em um ciclo de endividamento.

Embora o consignado ofereça uma alternativa mais barata em relação a outras modalidades de crédito, seu uso descontrolado pode comprometer a renda dos trabalhadores e dificultar o pagamento de outras despesas essenciais.

Leia também:



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

‘a injustiça permanece em escala industrial’

A cabeleireira Débora Rodrigues, que está presa há dois anos sem o...

BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

desemprego sobe para 6,8% no trimestre

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 6,8% no trimestre encerrado em...

BrasilMaisTecnologiaÚltimas notícias

empresa lança ‘carro voador’ com nome inspirado em desenho animado

Em 1962, a norte-americana Hanna-Barbera lançou os primeiros episódios de Os Jetsons....