quarta-feira , 30 abril 2025
Lar Brasil Polícia Civil captura mais de 670 foragidos da Justiça durante operação no estado de SP
BrasilSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Polícia Civil captura mais de 670 foragidos da Justiça durante operação no estado de SP



A Polícia Civil capturou 675 procurados da Justiça pela Operação Rastreio, realizada na terça-feira (29), em todo o estado de São Paulo. Entre os detidos, 47,2% eram reincidentes criminais, ou seja, que voltaram a cometer crimes após terem sido condenados.

O balanço da ação voltada para retirar foragidos das ruas foi detalhado em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (30), no auditório da Secretaria da Segurança Pública, no centro de São Paulo. Cerca de mil mandados judiciais foram cumpridos, com 80% dos presos capturados na capital e na Grande São Paulo.

“A Polícia Civil analisou mais de mil mandados de prisão em aberto no estado de São Paulo, além do trabalho de inteligência e de campo para confirmar se esses indivíduos procurados pela Justiça estavam nos endereços apontados”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

A maioria dos crimes cometidos pelos foragidos foi de tráfico de drogas, com 27,8% do total, seguido de roubos (18%), homicídios (14,7%) e furtos (9%). Outras práticas criminosas envolveram estupro de vulnerável (5,8%), receptação (5,2%), lesão corporal (4,4%), ameaça (3%), associação criminosa (3%), extorsão (2%), corrupção de menor (1,4%) e estupro (1,2%).

“A reincidência criminal mostra o retrabalho que a polícia tem que fazer para tirar de circulação indivíduos de extrema periculosidade. Estamos falando de traficantes de drogas, de assaltantes, homicidas, estupradores entre outros crimes de natureza grave”, completou o secretário.

Os agentes também prenderam 108 pessoas em flagrante e apreenderam 15,9 quilos de entorpecentes durante o cumprimento dos mandados.

Quase todos os setores da corporação, incluindo a Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), foram empenhados para o trabalho, que foi coordenado pela Delegacia Geral de Polícia.

“Nós conseguimos recapturar 675 indivíduos, que é praticamente um presídio inteiro. Alguns desses criminosos iriam delinquir, então, esta operação foi para prevenção de crimes, com a retirada desses indivíduos das ruas. Foi um trabalho de muita apuração e dedicação dos policiais civis de todo Estado de São Paulo”, ressaltou o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian.

Foram empenhados 2,5 mil policiais civis com apoio de mais de mil viaturas. Também foram usados drones e helicópteros.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

BrasilSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Roubos caem 13% e atingem o menor número em 25 anos na capital

A cidade de São Paulo teve uma redução histórica no número de...

BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

sindicato rejeita proposta e ameaça fazer greve 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos emitiu uma nota...