sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Polícia Civil e Detran-SP apreendem quase 100 mil peças de moto
MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Polícia Civil e Detran-SP apreendem quase 100 mil peças de moto


Uma operação do Deic da Polícia Civil, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e a Polícia Militar, terminou com a apreensão de cerca de 100 mil peças, no valor estimado de R$ 5 milhões, e a detenção em flagrante de dois suspeitos, nesta quinta-feira (29), no centro da capital.

Possíveis “peças de sangue”, como são chamados os componentes obtidos por meio do crime, os materiais passarão agora por perícia. A partir da investigação, os envolvidos responderão a inquérito policial e administrativo no âmbito do Detran-SP. Entre os crimes apurados, estão receptação e associação criminosa.

A operação teve como alvo cinco estabelecimentos de desmonte e depósito de peças localizados no “quadrilátero das motos”, área especializada em equipamentos para motocicletas. Em um deles, policiais recolheram veículos furtados e roubados, incluindo um que esteve envolvido em um sequestro relâmpago. Em um dos veículos apreendidos, havia R$ 6 mil em mercadorias que seriam revendidas pela internet.

Em outro endereço, além de autopeças suspeitas, como um motor com a numeração suprimida e centenas de itens com etiquetas do Detran-SP fora do padrão ou sem origem comprovada, foram encontrados celulares, notebook e uma arma de fogo com registro vencido, mas totalmente carregada, o que levou a uma das prisões.

“A atuação contra os desmontes clandestinos é uma das prioridades no combate à criminalidade e à insegurança no trânsito. Esses estabelecimentos ilegais alimentam o mercado de peças de origem criminosa, colocam em risco a vida dos cidadãos e causam impactos ambientais”, diz Eduardo Gomes, superintendente do Detran-SP na capital.

Fundo falso

Durante as buscas no “quadrilátero das motos”, os agentes também localizaram diversos fundos falsos em móveis e no teto de um estabelecimento, junto às luminárias, onde se escondiam módulos de ignição e frentes de motocicletas de alta cilindrada. Em um dos fundos falsos, havia dois controles remotos que, uma vez acionados da rua, abriram o portão de um galpão próximo.

No galpão, policiais e representantes do Detran-SP flagraram uma oficina clandestina de desmonte de motocicletas, equipada com lixadeiras e outras ferramentas para a supressão da identificação do veículo.

“Temos atuado de forma integrada com a Polícia Civil e a Polícia Militar para intensificar a fiscalização em todo o estado. O objetivo é alertar a população sobre os riscos de adquirir peças de origem duvidosa e conscientizar para a ligação direta entre o desmonte ilegal e crimes, como latrocínio, o roubo e o furto de veículos”, afirma Eduardo Gomes, do Detran-SP.

Todos podem fiscalizar

Caso perceba alguma irregularidade ou fraude, o cidadão pode registrar uma denúncia anônima no FalaSP, canal de comunicação do governo do estado. Também é anônima a informação passada pelo telefone, pelo Disque Denúncia 181, serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP), que também tem um canal na internet.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...