sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil sindicato rejeita proposta e ameaça fazer greve 
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

sindicato rejeita proposta e ameaça fazer greve 


O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos emitiu uma nota na tarde desta terça-feira, 29, em que anuncia a possibilidade de mobilizar uma greve de funcionários na principal unidade da Embraer no Vale do Paraíba. Os sindicalistas reclamam da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Conforme o sindicato, a proposta que a Embraer apresentou atinge, no máximo, 125% do salário de cada trabalhador. “O percentual, no entanto, é definido unilateralmente pela Embraer, sem negociação direta com os representantes sindicais”, afirma a nota. 

Crescimento da Embraer é um dos argumentos

Os sindicalistas reconhecem a existência de uma comissão interna para discutir a proposta, porém, argumentam que essa comissão está sob controle da área de Recursos Humanos da empresa. Para a entidade, “isso enfraquece a transparência do processo e compromete a legitimidade das decisões”.

A mobilização sustenta que a Embraer registrou em 2024 um desempenho financeiro recorde, com R$ 35,4 bilhões em receita. Esse valor corresponderia a um crescimento de 700% no lucro em comparação com o ano anterior. “Apesar dos números expressivos, os funcionários alegam que os valores repassados não refletem o esforço coletivo que contribuiu diretamente para esse desempenho”, afirma o movimento. 

YouTube video

Na avaliação do sindicato, o modelo atual da proposta favorece disparidades e ignora o princípio de distribuição justa. “Batemos todas as metas e, mesmo assim, a empresa insiste em manter uma PLR limitada e desigual. Se apenas 2% da receita fosse destinada a esse pagamento, cada trabalhador poderia receber cerca de R$ 35 mil, de forma igualitária”, diz o diretor do sindicato e funcionário da Embraer, Herbert Claros.

Diante da rejeição da proposta, o sindicato afirma que irá intensificar a pressão para que a empresa abra um canal de negociação efetivo. Enquanto isso, os trabalhadores permanecem mobilizados e em estado de greve, aguardando um posicionamento da fabricante de aeronaves. Procurada pela reportagem da Oeste, a Embraer informou por e-mail que “a PLR vem sendo incrementada anualmente, acumulando um aumento de 278% nos últimos cinco anos”.

+ Leia mais notícias de Economia na Oeste



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...