domingo , 22 fevereiro 2026
Lar Educação USP recebe mais de 11 mil novos alunos em semana de atividades de integração
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

USP recebe mais de 11 mil novos alunos em semana de atividades de integração



A partir desta segunda-feira (23), a USP dará as boas-vindas a 11.147 novos alunos de graduação, vindos de quatro modalidades de ingresso — Fuvest, Enem-USP, Provão Paulista e competições de conhecimento —, sendo 50% egressos de escolas públicas. Nos sete campi da Universidade, eles participarão da Semana de Recepção aos Calouros, com atividades sociais, esportivas e culturais.

A programação será diversificada em todas as unidades e divulgada em seus próprios sites e redes sociais. Além de aulas magnas, apresentações de cursos, dicas sobre a vida universitária e rodas de conversa, os calouros poderão conferir apresentações especiais que destacam a diversidade acadêmica e cultural da USP, oferecendo uma experiência de integração à comunidade universitária. 

“Minha mensagem aos novos alunos é: sejam bem-vindas e bem-vindos à USP, vocês pertencem a esta Universidade. Aproveitem a Semana de Recepção para conhecer pessoas, serviços e oportunidades, e para construir vínculos que vão sustentar a vida acadêmica pelos próximos anos. A USP é grande e diversa; ninguém precisa atravessá-la sozinha ou sozinho. Procurem sua unidade, seus coletivos, seus colegas veteranos e veteranas, os programas de apoio e as atividades culturais e formativas”, destaca o pró-reitor pro tempore de Graduação, Marcos Garcia Neira. 

“E deixo também um compromisso institucional: a recepção precisa ser respeitosa e segura. A campanha que os recebe nos campi reafirma isso (acolhimento, integração e respeito), e reforça que qualquer forma de violência ou constrangimento não tem lugar na Universidade”, completa.

O trote é proibido na USP desde 1999 e o número 0800-012-1090 está disponível de segunda a sexta, das 9 às 21h, para os calouros que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade. Também é possível denunciar pelo e-mail disquetrote@usp.br e pelo aplicativo disponível no Google Play e na APP Store.

Os novos alunos também serão recebidos pela campanha “É sua vez de voar mais alto”, presente em cartazes, totens, banners e faixas em diversos pontos, com peças criadas para que se sintam acolhidos, transmitir os valores cultivados pela Universidade e divulgar o Disque-Trote. A campanha foi criada pelas alunas Sophia Reis Santana e Bruna Vaccarelli, do curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, além de Sophia Castro, estudante internacional da Costa Rica, já graduada em Relações Públicas, sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, o Dorinho. 

As peças escolhidas neste ano pela Reitoria usam pássaros geométricos coloridos como assinatura e, de acordo com as estudantes, a ideia do grupo está ligada às oportunidades e às novas possibilidades que a universidade pública proporciona. “Os pássaros são inspirados na diversidade de aves do campus Butantã e também no tangram, um quebra-cabeça chinês geométrico que permite a formação de diversos desenhos, pois a USP, assim como o tangram, é composta pelas diversas pessoas que constroem a universidade, como peças que se encaixam de inúmeras maneiras para formar algo original e diferente”, explica Bruna. Confira todas as peças clicando aqui.

Programação diversificada

Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no campus do bairro do Butantã, a programação da Semana da Calourada 2026 reforça o compromisso social da Universidade ao convidar toda a comunidade uspiana para participar de uma campanha de doação de sangue. A coleta será realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Prédio de Letras, nas salas 210 e 212, das 9h às 16h20, com intervalo das 11h30 às 13h, incentivando a participação solidária dos novos estudantes. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Outra ação social está na programação de recepção da Escola Politécnica (Poli). Na segunda-feira, das 8h às 12h, a Poli Social promove corte e doação de cabelo entre os ingressantes. Para doar, basta ter mais de 15 cm de mecha disponíveis para corte, e é importante que o cabelo esteja limpo. O processo será feito por um cabeleireiro treinado e as mechas serão conduzidas para uma ONG parceira, que realizará o tratamento e transformação das mechas. A programação completa está na página de recepção da Poli neste link.

No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos, uma série de atrações foram preparadas para a Semana de Recepção aos Calouros. Entre as atividades programadas, estão rodas de conversa com veteranos, tour pelo campus, esclarecimento de dúvidas com os coordenadores dos cursos, aulas introdutórias, palestras e feiras de projetos. Além disso, ocorrem atividades culturais e sociais, como o Integra Redondo, uma espécie de show de talentos no campus, e o trote solidário, com ações que beneficiam diretamente a comunidade.

O professor João Batista Neto, coordenador da comissão organizadora, ressalta que o evento vem para sanar todas as dúvidas dos ingressantes, ao mesmo tempo em que os integra à Universidade. “É um conjunto de informações que visam trazer certo conforto para o calouro que está tendo contato com um mundo novo. É uma socialização recheada de informação”, afirma. A programação completa pode ser acessada neste link

No campus de Ribeirão Preto, são esperados cerca de 1,4 mil novos alunos, que terão uma programação  especialmente voltada ao acolhimento institucional, apresentação dos cursos e integração acadêmica e estudantil. Entre as atividades comuns estão as boas-vindas do reitor, diretores e coordenadores de cursos, apresentação das estruturas das Unidades, serviços do campus e entidades estudantis, além de palestras sobre o sistema de saúde universitário, segurança institucional com demonstração do aplicativo da Guarda Universitária e ações do programa USP Recicla, com entrega das canecas. 

Na quarta-feira, no período da manhã, a programação prevê a calourada unificada no Restaurante Universitário, com café da manhã de boas-vindas e apresentação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além dos centros acadêmicos. Confira a programação das unidades neste link.

Na Faculdade de Saúde Pública (FSP), no bairro de Cerqueira César, a comissão organizadora, formada por entidades, coletivos, ligas estudantis e graduandos, preparou uma programação de cinco dias com rodas de conversa, apresentações, caminhada histórica pelo prédio, arte, dança, dinâmicas e tour pela Cidade Universitária. “Nosso maior objetivo é receber e acolher os ingressantes do melhor modo possível”, afirma Giovanna Capo, integrante da comissão.

O contato dos calouros com os veteranos começou antes do evento, por meio do perfil no Instagram da recepção, com dicas sobre vida universitária, transporte, restaurantes e departamentos da FSP. Os veteranos também criaram um grupo de acolhimento no WhatsApp, permitindo que os novos alunos se conheçam e esclareçam dúvidas. “Espero que a semana seja inesquecível e que possamos iniciar vínculos que sigam pela vida acadêmica e além”, destaca Giovanna. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da FSP neste link.

Museus e centros

Além das atividades nas unidades, os novos estudantes podem participar de atividades em museus e centros culturais da Universidade. O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), por exemplo, realizará nos dias 25 (quarta-feira) e 26 (quinta-feira) de fevereiro, das 9h às 13h, sua tradicional Calourada. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer as áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia, explorar as exposições em cartaz e os bastidores do museu, incluindo os laboratórios de pesquisa, além de obter informações sobre atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como oportunidades de bolsas e estágios. Um dos principais museus arqueológicos e antropológicos do País e da América Latina, o MAE abriga milhares de objetos indígenas, africanos, afro-brasileiros e do Mediterrâneo. As inscrições devem ser feitas clicando aqui.

Para mais informações sobre a programação da Semana de Recepção aos Calouros, os novos alunos devem buscar o site de sua unidade e as redes sociais das entidades estudantis, coletivos e grupos do seu curso.





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados