quinta-feira , 11 setembro 2025
Lar Brasil Funcionários da Petrobras entram em greve e criticam diretoria
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

Funcionários da Petrobras entram em greve e criticam diretoria


Os petroleiros da Petrobras iniciaram uma greve de 24 horas nesta quarta-feira, 26, em protesto contra a falta de diálogo com a presidência da companhia, comandada por Magda Chambriard. Eles também fazem reivindicações relacionadas à remuneração e ao modelo de trabalho remoto.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

No manifesto em que informam sobre a greve, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) afirmam ser “incompreensível a forma autoritária e a volta à cultura do medo na Petrobras que a gestão Magda vem tentando impor à categoria petroleira”. As entidades se referiram às tentativas de negociar com a presidência da estatal.

As principais reivindicações das federações incluem:

  • A defesa do trabalho remoto, com o cancelamento do cronograma de retorno ao escritório proposto pela empresa e uma renegociação das condições;
  • Pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR) nos valores previamente anunciados pela Petrobras, que deseja reduzir o porcentual destinado aos trabalhadores;
  • Fim dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) na Petros, o plano de previdência dos funcionários da estatal;
  • Criação de um plano único e aprimorado para o desenvolvimento de cargos, carreiras e salários;
  • Reposição do efetivo de trabalhadores na empresa;
  • Adoção de medidas de segurança para prevenir acidentes, mortes e doenças, além do fim das diferenciações entre os trabalhadores.

No manifesto, as federações afirmam que a gestão de Magda Chambriard tem adotado uma “postura desrespeitosa” nas negociações com os sindicatos. Ela teria anunciado propostas diretamente aos trabalhadores e dificultado o diálogo com as organizações. 

magda chambriard
Os presidentes Lula e Magda Chambriard, durante a cerimônia de assinatura de contrato entre o Ministério da Justiça e o BBNDES – 17/06/2024 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

“Foi assim, por exemplo, na implementação do VR/VA [vale refeição e vale alimentação], com a divulgação de uma proposta feita diretamente aos trabalhadores nas bases e que, quando os sindicatos tentam abrir o processo negocial, a empresa oficializa a proposta como algo imutável, ‘aceita-se ou não’”, diz o documento.

As federações mencionam também que a mesma postura foi adotada nas negociações sobre o trabalho remoto. O manifesto diz que “situação se agravou com a ameaça da gestão de que, caso a proposta não seja aceita coletivamente, irá piorar ainda mais, já com um calendário de implementação e abertura de termo de adesão individual”.

Petrobras quer reduzir remuneração variável dos funcionários

Em relação à PLR, as federações afirmam que foram enganadas quanto ao valor real da regra apresentada, já que apenas uma das partes tinha acesso aos dados precisos da companhia. “Isso não é negociação, é desrespeito às históricas lutas e conquistas do movimento sindical.”

A PLR, também conhecida como remuneração variável, é um pagamento adicional ao salário, cujo valor depende do desempenho da empresa ou do empregado. 

Segundo as federações, em uma simulação feita em dezembro de 2024, a Petrobras apresentou um valor a ser destinado à PLR dos funcionários. Em 2025, no entanto, a empresa pretende reduzir esse valor em 31%,”enquanto 207% dos lucros são repassados aos acionistas”.

+ Leia também: “Funcionária da Petrobras critica retorno ao trabalho presencial; assista ao vídeo”





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Programa de intercâmbio do Governo de SP inclui Irlanda como destino

No primeiro semestre de 2026, 500 estudantes da rede pública de São...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Polícia desativa central móvel do ‘golpe do sms’ e prende motorista na zona leste de SP

A Polícia Civil desativou nesta quarta-feira (10) uma “central móvel de golpes”...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Ambiental fecha 10 fábricas de balões

A Polícia Militar Ambiental deflagrou nesta quarta-feira (10) a segunda fase da...