domingo , 9 novembro 2025
Lar Brasil Federação afirma que cobrança de visto vai prejudicar turismo
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

Federação afirma que cobrança de visto vai prejudicar turismo


A Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) criticou a possível reintrodução da obrigatoriedade de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. O órgão acredita que a medida deve impactar negativamente o setor de turismo brasileiro.

O governo prevê implantar a exigência em 10 de abril, como uma resposta às tarifas impostas pelos EUA sob a Presidência de Donald Trump, que variam de 10% a 104%.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Essa mudança pode redirecionar turistas para países vizinhos que não exigem visto, como Colômbia, Chile e México. Desde 2019, os visitantes norte-americanos estão isentos de visto para entrar no Brasil, depois de decisão unilateral do governo de Jair Bolsonaro. No entanto, brasileiros ainda precisam do documento para entrar nos EUA.

A Fhoresp afirma que a isenção de visto tem beneficiado diversos setores, o que inclui o turismo, ao reduzir burocracia e tempo de espera. A possível exigência pode fazer o Brasil perder visitantes para nações sem essa restrição. A medida impacta negativamente a receita de hotéis, restaurantes e atividades de lazer.

Retaliação às tarifas prejudica turismo no Brasil

Edson Pinto, diretor da Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo
Edson Pinto, diretor da Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo | Foto: Robson Foidelli/Fhoresp

Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp, enfatiza que a retaliação às tarifas impostas desde 2 de abril pode ser prejudicial e afastar turistas internacionais.

“Não de hoje, o Brasil é destino de longa distância para europeus, americanos e asiáticos”, disse Pinto. “Com esta obrigatoriedade de visto no Brasil, vamos perder visitantes para outros países.”

Se a medida for implementada, turistas dos EUA, do Canadá e da Austrália precisarão solicitar um visto on-line e pagar uma taxa de US$ 80,90, com permanência no Brasil limitada a 90 dias. Atualmente, o Brasil atrai cerca de 7 milhões de turistas por ano, número inferior ao de países como o México, que recebe 20 milhões.

A Fhoresp destaca que, enquanto o Brasil enfrenta desafios para aumentar seu fluxo turístico, destinos consolidados, como a França e os Estados Unidos recebem 100 milhões e 70 milhões de visitantes, respectivamente.

A organização critica a decisão do governo federal, ao afirmar que misturar questões tarifárias com exigência de visto é problemático. “O governo federal está misturando alhos com bugalhos”, afirmou Pinto. “Taxa com visto. Isso é catastrófico.”

Leia também:



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...