domingo , 9 novembro 2025
Lar Brasil ‘tapa na cara da sociedade brasileira’
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

‘tapa na cara da sociedade brasileira’


A Câmara dos Deputados aprovou, em regime de “urgência”, um projeto de lei para aumentar o número de deputados federais, sem qualquer consulta à população. Após uma ordem do Supremo Tribunal Federal para que houvesse algum tipo de proporcionalidade entre os estados, já que os estados mais populosos, como São Paulo, são extremamente sub-representados, o presidente da Câmara, Hugo Motta, ao invés de redistribuir as vagas existentes, achou por bem inflar ainda mais a máquina pública, criando novas vagas, com o que se aumentam as despesas e os estados sub-representados continuam sub-representados, enquanto estados com populações pequenas continuam hiper-representados. 

Durante a sessão, enquanto ainda se votava a urgência, o deputado Ricardo Salles descreveu: “o voto a favor desse projeto é um tapa na cara da sociedade brasileira. Em meio a tudo o que nós estamos assistindo, ver alguém votar para aumentar a quantidade de Deputados, de assessores, de gabinetes, de apartamentos funcionais e de todas as despesas inerentes ao exercício do mandato Parlamentar, é caçoar da sociedade brasileira”.

Salles alertou que os eleitores não vão aceitar, e disse: “Não se trata só de defender a proporcionalidade do seu ou de outro Estado. Eu posso falar isso tranquilamente porque São Paulo, que honrosamente represento, com 640 mil votos, é o Estado mais prejudicado de todo o País, sob o ponto de vista de sub-representação. Pela conta atual do número de habitantes do nosso País, São Paulo deveria ter entre os 513, 111 Deputados, e não apenas setenta, e territórios que se converteram em Estados, que deveriam ter dois Deputados, têm oito. Portanto, os paulistas têm toda a legitimidade para tratar desse assunto porque são, como já disse, os mais prejudicados. Ainda assim, nada justifica, neste momento, que se aumente o número de vagas de Deputados Federais, repassando esse custo para a sociedade”.

O senador Cleitinho, também durante a votação, questionou as prioridades das lideranças do parlamento, lembrando que o país está chacoalhado por escândalos de corrupção: “Sabe qual é a prioridade aqui, que está-se discutindo ali na Câmara e pode vir para cá? Aumentar o número de Deputados para isto aqui, gente: 527. A população brasileira não está aguentando 513 no lombo, nas costas do povo brasileiro, e os caras ainda querem colocar 527. Olha o que é este país aqui, gente!”

O senador lembrou que o povo é que paga a conta dos novos cargos e sugeriu: “eu queria muito chamar os Deputados Federais e o próprio Presidente da Câmara, fazer um desafio aqui: a gente sair na rua, vir aqui na capital, ir lá na capital Belo Horizonte, todas as capitais do Brasil, parar numa praça, numa matriz, numa praça, chamar toda a população brasileira e perguntar para qualquer cidadão brasileiro se eles querem que aumente os Deputados. Eu topo fazer isso agora, se quiser. Vocês vão ouvir a voz do povo, porque o povo não consegue vir para cá, mas a gente pode ir até o povo, e perguntar para o povo se o povo realmente quer que aumente mais Deputados para a população brasileira ter que pagar essa conta. Vocês vão ver a resposta do povo”.

Após a votação, o deputado Marcel Van Hattem expôs os absurdos da lei aprovada, mostrando que em nada contribui para melhorar a representação da população, e explicou: “eles vão redistribuir as vagas dos 513 deputados entre os estados, mas mantendo o mínimo de oito para estados pequenos, que muitas vezes não tem população nem para eleger um deputado federal e o máximo de 70, como no caso de São Paulo, que deveria ter no mínimo 111, se realmente a regra ‘um cidadão, um voto’, valesse no Brasil. Esse é um dos grandes problemas do Brasil”. O deputado acrescentou: “é muito triste porque não tem condição de fazer um debate sério aqui quando não se trata da raiz do problema”.

A ditadura da toga segue firme. O Brasil tem hoje presos políticos, tribunais de exceção e jornais, parlamentares e influenciadores censurados. Em um inquérito administrativo no TSE, o ministro Luis Felipe Salomão, ex-corregedor do TSE, mandou confiscar a renda de sites e canais conservadores, como a Folha Política, com o aplauso e o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Todos os rendimentos de mais de 20 meses de trabalho do jornal estão sendo retidos sem justificativa jurídica. 

Anteriormente, a Folha Política teve sua sede invadida e TODOS os seus equipamentos apreendidos, a mando do ministro Alexandre de Moraes. Mesmo assim, a equipe continuou trabalhando como sempre, de domingo a domingo, dia ou noite, para trazer informação sobre os três poderes e romper a espiral do silêncio imposta pela velha imprensa, levando informação de qualidade para todos os cidadãos e defendendo os valores, as pessoas e os fatos excluídos pelo mainstream, como o conservadorismo e as propostas de cidadãos e políticos de direita.

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a manter sua estrutura, cumprir seus compromissos financeiros e pagar seus colaboradores, doe qualquer valor à empresa Raposo Fernandes por meio do PIX cujo QR Code está visível na tela ou por meio do código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há mais de 10 anos, a Folha Política vem mostrando fatos da política brasileira, cobrindo eventos dos três poderes e dando voz a pessoas que o cartel midiático do país não quer mostrar. Pix: ajude@folhapolitica.org

Todo o faturamento gerado pela Folha Política por mais de 20 meses está bloqueado por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...