Prefeito Tite Campanella homenageou os fundadores, destacou o legado familiar e projetou novos avanços para a cidade com o melhor IDH do Brasil
São Caetano do Sul comemorou nesta segunda-feira (28) seus 148 anos de fundação com uma programação marcada por fé, emoção, tradição e união da comunidade. Logo pela manhã, foi celebrada a tradicional Missa em Ação de Graças, na Paróquia São Caetano, seguida da distribuição de 3 mil pedaços de bolo — 130 kg de doçura compartilhada no Parque Municipal Província de Treviso, no Bairro Fundação, onde a cidade começou.

“Hoje celebramos as 28 famílias do núcleo colonial (imigrantes italianos), que com coragem, trabalho e fé iniciaram a construção de uma vila em um lugarejo onde não tinha nada. Hoje, esse lugarejo é uma das melhores cidades do País. A nós fica a responsabilidade de seguir este exemplo para continuarmos fazendo de São Caetano uma cidade cada vez melhor”
afirmou o prefeito Tite Campanella, durante a cerimônia.
Tradição, emoção e orgulho de pertencer
O bolo, símbolo da confraternização entre gerações, foi confeccionado por voluntários e patrocinado por 11 padarias locais: Boa Sorte, Monte Alto, Jardim São Caetano, Nova Santa Paula, Cannelé, Bella Trigueira, Monte Carlo, Samara, Portuense, Canoa e Lindo Pão. Famílias inteiras participaram da celebração, resgatando memórias e renovando o sentimento de pertencimento.
Entre os presentes estava Mauro Gonçalves, de 79 anos, morador do Bairro Fundação desde o nascimento. Com orgulho, ele relembrou o passado simples e destacou a evolução do município:
“Há 70 anos tudo era muito diferente. Eu tinha de atravessar uma porteira de trem para ir para o Centro. A criançada ia se divertir numa lagoa que tinha no Bairro Santa Maria. Hoje, vivemos numa cidade toda estruturada, melhor IDH do Brasil, lugar que todo mundo gostaria de morar. Tenho muito orgulho da minha cidade.”
Prefeito relembra raízes familiares e reforça compromisso com a gestão pública
Durante o evento cívico que integrou as celebrações, o prefeito Tite Campanella também fez questão de lembrar o legado político de sua família. Filho de Luiz Campanella e neto de Nicolau Campanella, ambos com passagens marcantes pela vida pública da cidade, Tite emocionou o público ao afirmar:

“Essa cidade tem uma importância gigantesca na minha vida, pessoal e profissional. Cresci vendo o quanto meu avô e meu pai trabalharam por São Caetano. Tenho orgulho de estar à frente da Prefeitura neste momento especial e de poder dar continuidade a essa história.”
Tite também aproveitou para reforçar os principais focos de sua gestão: saúde, educação e mobilidade urbana. Segundo ele, o objetivo é manter São Caetano como referência nacional em qualidade de vida e infraestrutura.
“Avançamos com responsabilidade, investimos onde a população mais precisa. Trabalhamos todos os dias para honrar essa história e levar São Caetano ainda mais à frente.”

De núcleo colonial à cidade-modelo
Fundada em 28 de julho de 1877, São Caetano do Sul surgiu com a chegada de 28 famílias italianas ao Bairro Fundação. Em meados do século XX, com a emancipação política e o desenvolvimento industrial, o município passou a ser símbolo de organização urbana, eficiência administrativa e referência em políticas públicas.
Atualmente, São Caetano ostenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, com destaque em educação, saúde, renda e longevidade. Com cerca de 165 mil habitantes e 100% do território urbanizado, é reconhecida nacionalmente como uma das melhores cidades para se viver.

📌 São Caetano em números e memória:
Fundação oficial: 28 de julho de 1877
Emancipação política: 1948
População estimada: 165 mil habitantes
100% urbanizada e com cobertura total de saneamento
Primeiro município brasileiro a erradicar o analfabetismo (UNESCO)
📰 News ABC Post – Jornalismo local com identidade
São Caetano celebra sua história olhando para frente. E nós seguimos aqui, contando cada capítulo com credibilidade, afeto e compromisso com a verdade.
📸 Nos siga: @newsabcpost
Deixe um comentário