domingo , 9 novembro 2025
Lar Educação Vale do Ribeira: 138 estudantes medalhistas de ouro da Omasp disputam vaga em competição nacional nesta quinta-feira (7)
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Vale do Ribeira: 138 estudantes medalhistas de ouro da Omasp disputam vaga em competição nacional nesta quinta-feira (7)



Os 15.972 estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio medalhistas de ouro da fase II da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp) participam, nesta quinta-feira (7), da terceira e última fase da competição. No Vale do Ribeira, são 138 alunos. Os selecionados têm agora a chance de concorrer a uma das 225 vagas reservadas à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

LEIA TAMBÉM: 15,9 mil estudantes medalhistas de ouro da Omasp disputam nesta quinta (7) vaga em competição nacional

A terceira fase é composta por 20 questões sobre temas do conteúdo de matemática como geometria, aritmética, álgebra, grandezas e medidas, probabilidade, estatística e lógica. O grau de dificuldade varia de acordo com o ano e a série do candidato. A prova será presencial e aplicada em todas as escolas com participantes e polos definidos pelas Diretorias de Ensino a partir das 9h. Os alunos terão duas horas para responder aos itens na plataforma Sala do Futuro.

Classificação estadual
Nesta etapa, a classificação será única e incluirá o resultado de todos os estudantes que fizeram a prova, independentemente do município ou da diretoria. Na fase anterior, pela regra, 5% dos estudantes com as melhores notas de todas as cidades paulistas foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

Com o fim da fase II, a rede conhecerá os 225 alunos — ou seja, os medalhistas de ouro — que vão representar as escolas públicas de São Paulo na competição brasileira de matemática.

“Com a 3ª Fase da Omasp 2025, chegaremos aos nossos medalhistas do Estado de São Paulo. As vitórias estão ficando cada vez mais reais, mais próximas e teremos novamente o desafio de participar de uma OBM, a Olimpíada de Matemática mais difícil do Brasil. Para este ano, teremos um time de representantes ainda mais preparado que ano passado”, antecipa o coordenador de olimpíadas da Educação, Roberto Serra Campos Júnior.

Na edição 2025 da Omasp, a Seduc-SP premiou em todo Estado 122,7 mil estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze nos nível 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental), nível 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e nível 3 (1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio). 

Aulas preparatórias
Até outubro, os estudantes selecionados para a fase 3 da Omasp, incluindo medalhistas de prata e bronze, terão mais uma vez a oportunidade de participar de aulas online com especialistas do projeto Starboard Science, parceiro da Seduc-SP. Todos terão acesso aos exercícios da plataforma focada no treinamento de alunos para olimpíadas de conhecimento. A Olimpíada Brasileira de Matemática está marcada para os dias 9 e 10 de outubro, na capital paulista. 



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...