sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Governo de SP cria nova divisão da Polícia Civil voltada à defesa da mulher
MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Governo de SP cria nova divisão da Polícia Civil voltada à defesa da mulher


O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou nesta quarta-feira (27), na capital, o decreto que institui a nova divisão da Polícia Civil dedicada à defesa da mulher. A assinatura foi realizada durante a comemoração dos 40 anos da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) no Palácio dos Bandeirantes.

“A criação da Divisão de Apoio às Delegacias da Mulher no dia de hoje é fundamental para que possamos atuar, ampliar e centralizar a coordenação das DDMs, além de padronizarmos procedimentos para todas as Delegacias da Mulher, incluindo as online e as salas 24 horas. Essa é uma iniciativa para que possamos nos aprofundar em indicadores criminais, entender, construir e aprimorar as políticas públicas de proteção às mulheres”, afirmou o governador.

A medida tem como objetivo principal ampliar e centralizar a coordenação das 142 DDMs no estado por meio de ações especializadas de atendimento às mulheres em situação de violência, padronização de rotinas e procedimentos, promoção de estudos, projetos e programas para modernizar e expandir essas delegacias, bem como analisar dados e indicadores criminais para criar políticas públicas efetivas de combate ao problema.

A cerimônia reuniu ainda a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado, Cristiane Freitas; o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite; o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian; e a coordenadora das DDMs, Adriana Liporoni, entre outras autoridades.

Durante o Agosto Lilás, voltado ao combate à violência contra a mulher, o Governo de São Paulo reforça as ações de proteção. Desde o ano passado, a gestão mantém o movimento permanente SP Por Todas, que dá visibilidade às ações disponíveis no estado.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou que a assinatura do decreto é mais um passo para avançar nas ações contra a violência doméstica. “Já temos as DDMs, as Salas DDMs 24 horas, as DDMs online, o programa de tornozelamento de agressores de mulheres, o aplicativo SP Mulher Segura com botão do pânico e, agora, uma divisão exclusiva de apoio às unidades especializadas, reforçando a rede de proteção às vítimas”, disse.

Com a iniciativa, a ideia é dar mais estrutura, planejamento e eficiência às Delegacias da Mulher no território paulista. “É uma iniciativa que une esforços com órgãos públicos e com a sociedade civil para avançarmos ainda mais na proteção das mulheres”, afirmou a delegada Adriana Liporoni, coordenadora das DDMs.

No estado de São Paulo, atualmente existem 142 DDMs oferecendo atendimento especializado, apoio psicossocial e articulação com outros serviços para vítimas de violência. No site do SP Por Todas é possível conferir a localização das DDMs 24h.

“Como primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, trago comigo a certeza de que a violência contra a mulher não é uma questão apenas de Segurança Pública, mas também uma questão de direitos humanos, saúde, família e cidadania. E é por isso que essa rede de proteção precisa ser fortalecida a cada dia com investimentos, políticas públicas e acima de tudo com sensibilidade. Nosso compromisso de apoiar as mulheres é constante. Garantir que seus direitos sejam respeitados e que possam viver com segurança e tranquilidade”, afirmou Cristiane Freitas.

Homenagens

Durante a comemoração de aniversário das unidades especializadas, a delegada Rosmary Corrêa, conhecida como Delegada Rose e a primeira delegada a assumir a DDM, foi homenageada pelo governo paulista. Ela contou que em 1985, quando a unidade foi instituída, não havia nenhum exemplo, procedimentos pré-definidos ou leis que assegurassem a proteção das mulheres.

A delegacia inaugurada há 40 anos foi pioneira na criação de políticas públicas para combater a violência de gênero no país. Outras 144 mulheres que fizeram carreira nas DDMs como titulares também foram homenageadas.

A primeira unidade da DDM

Na primeira DDM, 13 mulheres, entre delegadas, escrivães, investigadoras, carcereiras e assistentes de telecomunicações, atendiam casos de violência doméstica e abuso sexual. Em agosto de 1985, primeiro mês das atividades, mais de dois mil boletins de ocorrência foram registrados.

A unidade pioneira serviu como referência para a criação de políticas públicas de proteção à mulher em todo o Brasil.

A criação da DDM nos anos 1980 surgiu a partir do primeiro Conselho Estadual da Condição Feminina, que identificou falhas no atendimento realizado por delegacias comuns, principalmente devido ao receio das mulheres de denunciar agressores. Em 1986, a DDM foi consolidada como política pública estadual com a promulgação da Lei nº 5.467, garantindo a implantação de unidades em diversas regiões do estado.

O evento que marca os 40 anos da primeira DDM tem como objetivo lembrar a data e a trajetória da unidade, que se tornou referência no combate à violência contra a mulher no estado e no país.

Agosto Lilás & Movimento SP por Todas

A conscientização pelo fim da violência contra a mulher é o foco do Agosto Lilás e um dos pilares do movimento SP por Todas, promovido pelo Governo de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem soluções como o lançamento do aplicativo SP Mulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações www.spportodas.sp.gov.br.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...