O atual cenário econômico brasileiro é desafiador e, no âmbito municipal, desde o início do ano a Prefeitura de São Caetano do Sul encarou a necessidade de estabelecer medidas de restrição orçamentária para o saneamento das contas públicas. Mas graças ao empenho de todas as secretarias, em particular da Seged, Secretaria Municipal de Gestão e Governo Digital, esse desafio tem sido vencido passo a passo.

A Seged é uma secretaria meio, ou seja, ela dá suporte para todas as demais unidades administrativas da Prefeitura, de forma que possam viabilizar suas finalidades”
destaca a secretária Sílvia de Campos, titular da pasta. Ela explica que a Seged é responsável, através de seus Departamentos, pela realização de licitações, contratações, estoques de materiais e do patrimônio de bens móveis; planejamento e operacionalização das atividades de tecnologia da informação e informática; ações de fiscalização do espaço urbano e desempenho econômico, para que toda a estrutura administrativa funcione da forma mais eficaz e econômica possível.

Os resultados desse trabalho incansável já estão surgindo de maneira inequívoca: desde o início do ano houve uma economia de R$ 35,218 milhões, por meio das ações diretas do Departamento de Planejamento, Compras, Licitações e Contratos nas licitações, com a ampliação das consultas de preços aos Painel de Preços do Governo Federal e no Painel Nacional de Contratações Públicas e as negociações realizadas durante os procedimentos licitatórios propiciaram a economia, tendo por base o valor de mercado e os preços negociados e contratados.

Outra importante iniciativa da Seged neste primeiro semestre foi o desenvolvimento de sistemas de informação com pessoal próprio, sem a necessidade de recorrer à contratação de empresas prestadoras de serviços.
Desenvolvemos com nossa própria equipe do DTI (Divisão de Tecnologia da Informação) diversos sistemas, como por exemplo o sistema de senhas do Atende Fácil, as inscrições do PEC (Programa Esportivo Comunitário) e dos Jogos Escolares”
informa a secretária.
Apenas com essas iniciativas, estima-se mais uma economia em torno de R$ 2,280 milhões ao ano.
Além de economizar, estamos valorizando os nossos funcionários e desenvolvendo produtos de acordo com a nossa realidade”.

As ações com vistas à melhoria do ambiente urbano e do desempenho econômico do Município também apresentam resultados positivos. Houve a redução do número de empresas encerradas, comparando-se ao mesmo período de 2024, e ampliou-se as ações de fiscalização, que atualmente são realizadas diariamente e em todos os períodos.

Fonte: PMSCS
Deixe um comentário