sexta-feira , 19 setembro 2025
Lar Economia Prefeitura de São Caetano realiza audiência pública para discussão das diretrizes orçamentárias de 2026
EconomiaGrande ABCMaisPolíticaSão Caetano do SulÚltimas notícias

Prefeitura de São Caetano realiza audiência pública para discussão das diretrizes orçamentárias de 2026

Foto: Eric Romero / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Fazenda, realizou uma audiência pública para discutir a LDO, Lei de Diretrizes Orçamentárias, para o ano de 2026. A audiência foi realizada na última sexta-feira (12/9), na Câmara Municipal, presencialmente e transmitida pelo youtube (tvcamaradesaocaetanodosul).

O secretário de Fazenda, Paulo Rossi, começou a sua apresentação lembrando que a LDO é um dos instrumentos fundamentais do planejamento municipal, juntamente com o PPA (Plano Plurianual) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).

Enquanto a PPA é feita a cada quatro anos, a LDO e a LOA são elaboradas anualmente. A LDO é o instrumento que aponta as prioridades do governo para o próximo ano e orienta a elaboração da Lei Orçamentária, baseando-se no Plano Plurianual”

explicou o secretário.

Foto: Eric Romero / PMSCS

Rossi destacou a importância dessas leis para a gestão fiscal responsável, contribuindo para aprimorar o planejamento das finanças públicas, além de tornar o processo orçamentário mais transparente, ampliando a participação do Poder Legislativo e da população.

Realizamos um debate muito amplo com a sociedade sobre o PPA, que pôde participar por meio de audiência pública e pela internet, enviando suas sugestões. Fizemos um grande esforço para atingir o maior número possível de colaboração pública para fundamentar as peças de planejamento da cidade”

lembrou o secretário.

Foto: Eric Romero / PMSCS

Ele também divulgou a projeção da receita total para o ano de 2026: R$ 2,720 bilhões, incluindo receitas da administração direta e indireta e detalhou cada item. Ao projetar as despesas, a Secretaria de Fazenda projeta gastos compatíveis com a receita, de forma a chegar em um resultado positivo e estabelece uma “reserva de contingência” para imprevistos.

Foto: Eric Romero / PMSCS

Outro destaque do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias é o artigo 4º, segundo o qual toda ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhada de estimativa de impacto orçamentário e financeiro.

Após a apresentação do projeto, o secretário Paulo Rossi abriu espaço para questionamentos de vereadores e munícipes. A apresentação da LDO pode ser acessada diretamente pelo link: https://www.camarascs.sp.gov.br/images/acesso_informacao/audiencias/2025/LDO/Apresentao-LDO-2026—Audincia-12-09-2025—Cmara.pdf 

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *