Projeto de extensão da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, o Serviço de Orientação Financeira (SOF) celebra 10 anos de dedicação ao desenvolvimento da consciência financeira na comunidade universitária através de orientações gratuitas e personalizadas. Apoiado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o serviço utiliza uma abordagem baseada em evidências para ajudar indivíduos e famílias a melhorarem sua saúde financeira através de consultoria especializada e ferramentas práticas. Para comemorar, será promovida de 6 a 30 de outubro a Jornada SOFt – A trilha certa para sua saúde financeira, um curso totalmente on-line, com webinars ao vivo e gravados, além de desafios práticos, plantão de dúvidas e mentorias individuais. As inscrições são gratuitas e vão até 1º de outubro através de formulário on-line.
Desde sua fundação, em 2015, o SOF tem se comprometido com a educação financeira da população, atendendo mais de mil casos presenciais até o início da pandemia, em 2020, e adaptando-se posteriormente para continuar seu serviço de maneira on-line, presencial ou híbrida. O projeto alcançou uma significativa expansão em 2024, com 212 atendimentos realizados no ano passado. A média de atendimento foi de uma hora por cliente, consolidando-se como o principal canal de apoio para a comunidade, dentro e fora da USP, chegando inclusive a outras regiões do País. O agendamento do horário com os consultores financeiros é feito pelo e-mail sof@usp.br.
LEIA TAMBÉM: Feira de intercâmbio na USP promove contato com representantes de países, agências e universidades do exterior
Utilizando a metodologia SOFt, são oferecidos aos usuários subsídios e ferramentas para melhores tomadas de decisões com base em três pilares de atuação: educação, orientação e acompanhamentos financeiros para indivíduos e famílias que necessitem lidar com situações econômico-financeiras difíceis. Idealizado pelo professor Rodrigo De Losso, o serviço tinha como objetivo principal a orientação de famílias paulistanas endividadas, famílias que necessitavam de algum tipo de aconselhamento financeiro, como lembra o atual coordenador do SOF, o professor do Departamento de Economia da FEA, José Carlos de Souza Santos.
“Apoiado desde o seu nascimento pela Fipe, o SOF expandiu sua atuação, funcionando como um polo dinâmico de aconselhamento e educação financeira para famílias no Brasil inteiro”, diz o coordenador. Para ele, este é mais um importante serviço prestado pela FEA e pela USP para a sociedade brasileira.
Supervisionando o SOF desde o início, o especialista em inteligência financeira e economia comportamental Alfredo Coli Júnior afirma que um dos pontos fortes do projeto de extensão universitária é o atendimento on-line, que permite a orientação de um maior número de usuários, facilitando dessa forma a conexão com os consultores.
Perfil dos usuários
“Estamos muito otimistas com a edição 2025 da Jornada SOFt, que celebra os 10 anos do SOF-USP. Ao longo desta década, transformamos conhecimento em prática e, agora, trabalhamos para bater nosso recorde de inscrições, levando conteúdo gratuito e aplicável a ainda mais pessoas em todo o Brasil”, explica Marcos Paulo Dias Andreoni, consultor de mídias sociais do SOF. “Com o apoio da comunidade USP e de novas parcerias universitárias, queremos ampliar o alcance e consolidar a Jornada como referência em educação financeira acessível e baseada em evidências”.
O perfil dos usuários que buscam o atendimento do SOF tem mudado ao longo do tempo. Atualmente, o serviço é procurado majoritariamente (75%) por pessoas do sexo feminino. A maioria (79%) possui escolaridade de nível superior, seguido por superior incompleto (11%). Com relação à faixa salarial, 37% possuem renda entre 2 e 4 salários mínimos e 25%, entre 4 e 10 salários mínimos. A principal motivação em buscar orientação financeira são dívidas, representando 45% dos casos. Em seguida, vem a organização financeira (29%), investimentos (13%), compra de imóvel (8%) e aposentadoria (4%), entre outros motivos.
Capacitação de alunos
O atendimento do SOF à população é realizado voluntariamente por graduandos da FEA, apoiados por professores. Alfredo Coli Júnior afirma que o projeto possibilita aos alunos ter contato com a resolução de problemas reais e a desenvolver outras habilidades, sendo um campo fértil para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes da FEA.
Até o momento, mais de cem alunos foram capacitados, resultando na preparação deles não apenas para o mercado de trabalho, mas também para contribuições significativas em suas comunidades. Essa preparação é evidenciada pela alta taxa de colocação de seus alunos em boas posições de trabalho após a graduação.
Jornada SOFt
Um dos principais sucessos do SOF é a Jornada SOFt, uma trilha de aprendizagem virtual que, em 2024, atraiu 5.244 inscrições com 994 participantes ativos, demonstrando a extensão do impacto do serviço, que, além de São Paulo, alcançou todos os estados do Brasil e até estudantes internacionais. Esse programa busca educar os participantes sobre finanças pessoais e comportamentais em quatro módulos essenciais, desde habilidades financeiras básicas até estratégias de investimento e crédito sustentável.
A próxima, que ocorrerá de 6 a 30 de outubro, comemora os 10 anos do serviço prestado à comunidade. Em sua quarta edição, tem como tema Jornada SOFt – A trilha certa para sua saúde financeira. É um curso totalmente on-line de educação financeira, com webinars ao vivo e gravados, além de desafios práticos, plantão de dúvidas e mentorias individuais. O objetivo é habilitar os participantes a desenvolver suas finanças pessoais e comportamentais, deixar seu planejamento financeiro em dia e tomar melhores decisões de investimentos e endividamento sustentável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1º de outubro neste link. Serão distribuídos certificados de conclusão.
A Jornada reúne quatro módulos, com um total de 8 horas-aulas (2 horas por semana). O primeiro trata de Inteligência Financeira, que é uma competência fundamental para a tomada de melhores decisões, incluindo reflexões sobre o valor do dinheiro e seus aspectos psicológicos, o comportamento do ser humano, a relação custo x benefício e o que realmente é preciso saber sobre economia e os impactos políticos. Planejamento Financeiro vai abordar a organização financeira, mostrando que entender e controlar as finanças pessoais permite realizar análises mais profundas para tomada de melhores decisões, além de acompanhar seus custos.
Depois de despertar a consciência e desenvolver a habilidade financeira para organizar as finanças pessoais, Gestão de Dívidas e Crédito mostra como aplicar o dinheiro, e também se preparar para saber como se endividar sem que isso represente um problema para a saúde financeira. Por fim, Investimentos Estratégicos apresenta as opções disponíveis, explicando que cada produto financeiro tem aspectos positivos e negativos. Mais informações estão disponíveis aqui.
Acesse o site do projeto clicando aqui. Informações e agendamento pelo e-mail: sof@usp.br. Acompanhe o projeto nas redes sociais Instagram e Linkedln.
Deixe um comentário