sábado , 8 novembro 2025
Lar Educação PPP Novas Escolas: 7 unidades já superam os 40% de conclusão
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

PPP Novas Escolas: 7 unidades já superam os 40% de conclusão



A Parceria Público-Privada (PPP) de Novas Escolas, do Governo do Estado de São Paulo, tem avançado e sete unidades, das 16 previstas na primeira fase, já superaram os 40% de obras realizadas. A unidade de Aguaí, no interior de São Paulo, foi a primeira a ser iniciada e conta com 43,1% de conclusão, sendo a mais avançada no momento.

A PPP Novas Escolas contempla a construção de 33 unidades escolares em todo o Estado, divididas em dois lotes — Leste e Oeste —, com 16 e 17 escolas, respectivamente. Ao todo, 29 municípios serão beneficiados, somando quase 35 mil novas vagas em período integral para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio da rede estadual. O investimento total previsto é de R$ 2,1 bilhões ao longo dos 25 anos de concessão, com metade das escolas programadas para entrega em 2026 e as demais até 2027.

“A construção das escolas tem avançado bem, todas dentro do cronograma, e nós, aqui da Arsesp, como órgão regulador, temos acompanhado de perto essa evolução para que o contrato seja cumprido em sua totalidade e, no próximo ano, acompanharmos a entrega de 16 novas escolas pelo Estado de SP”, afirmou o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), Thiago Mesquita Nunes.

Além de Aguaí e Itapetininga, superaram os 40% as unidades de Limeira (42,2%), Araras (40,9%), Jardinópolis (40,8%), Olímpia (40,5%) e São João da Boa Vista (40%). Entre as nove unidades restantes das 16 que completam a Fase I, sete já ultrapassaram 39% de avanço e duas estão acima dos 37%.

A PPP é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à modernização da infraestrutura da rede pública de ensino, com foco na ampliação de vagas e na melhoria da gestão escolar. As diretrizes pedagógicas permanecem sob responsabilidade da Secretaria da Educação, enquanto as concessionárias ficam encarregadas da gestão da infraestrutura e dos serviços de apoio, como manutenção e limpeza.

A Arsesp atua na regulação e fiscalização do contrato, acompanhando o andamento das obras e a qualidade dos serviços prestados, com o suporte de um certificador independente. O desempenho das concessionárias será medido a partir de 21 indicadores, que englobam critérios técnicos, de disponibilidade e de satisfação dos usuários.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...