sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Operação Garrafa Legal: SP faz força-tarefa contra comércio de bebidas adulteradas na Grande SP
MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Operação Garrafa Legal: SP faz força-tarefa contra comércio de bebidas adulteradas na Grande SP



Uma força-tarefa deflagrou na manhã desta quarta-feira (5) a Operação Garrafa Legal, com o objetivo de combater a falsificação, adulteração e comercialização irregular de bebidas alcoólicas. Seis estabelecimentos são vistoriados na capital, Guarulhos, Ribeirão Pires, São Caetano e Santo André.

A ação integra a mobilização do gabinete de crise montado pela administração estadual para enfrentar os casos de intoxicação por metanol no estado.

LEIA TAMBÉM: Do laboratório à veia do paciente: como os antídotos contra o metanol atuam no corpo e salvam vidas em SP

A ação, articulada pelo Ministério Público de São Paulo, reúne a força-tarefa da Polícia Civil, Secretaria de Estado da Fazenda, Procon-SP, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Centro de Vigilância Sanitária Estadual (CVS), com apoio da Coordenadoria em Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Vigilância da Saúde do Trabalhador (Covisa/SP).

O foco da operação é a apreensão de vasilhames em depósitos clandestinos ou em locais com indícios de irregularidades fiscais, sanitárias e ambientais, desarticulando pontos de adulteração e venda dos produtos falsificados.

LEIA TAMBÉM: Entenda como a destruição de garrafas auxilia no combate à adulteração de bebidas alcóolicas

O gabinete de crise criado pelo Governo de São Paulo contra a contaminação por metanol completou um mês garantindo medidas rápidas e integradas para conter os casos de intoxicação e combater a produção e comercialização de bebidas adulteradas.

Desde os primeiros registros de intoxicação, a Polícia Civil deflagrou operações em diferentes regiões do estado. No período, 46 pessoas foram presas, 23 mil garrafas irregulares foram apreendidas e mais de 140 mil vasilhames e 500 mil itens utilizados em fraudes, como rótulos, tampas e lacres, foram recolhidos. As investigações permitiram desarticular fábricas clandestinas em cidades como Campinas, Cotia, Hortolândia e Rio Claro.

LEIA TAMBÉM: Gabinete de crise do Governo de SP contra o metanol completa um mês com reforço no combate à venda de bebidas adulteradas

A mobilização envolveu diretamente as Secretarias de Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Planejamento e o Procon-SP, com ações que combinaram fiscalização sanitária, investigações criminais, apreensões, suspensões de inscrições estaduais e medidas preventivas na rede hospitalar.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...