domingo , 30 novembro 2025
Lar Educação Provão Paulista: ‘Já me vejo na faculdade e trabalhando como estagiária na área da saúde’
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Provão Paulista: ‘Já me vejo na faculdade e trabalhando como estagiária na área da saúde’


Beatriz Santo Gimello, de 18 anos de idade, se forma no Ensino Médio no próximo mês e já tem planos definidos para o futuro. Aluna do curso técnico de farmácia na Escola Estadual Professor Miguel Sansigolo, localizada na zona leste da capital paulista, a jovem pretende continuar na área da saúde e sonha com o ensino superior público, opção possível com o Provão Paulista Seriado, iniciativa do Governo do Estado que garante acesso direto de alunos às universidades e faculdades paulistas. Assim como Beatriz, todos os formandos do “terceirão” têm até sexta-feira (28) para definir quais seus quatro cursos de preferência no portal do Provão.

LEIA TAMBÉM: Provão Paulista 2026: veja os cursos mais escolhidos pelos estudantes

Na escola de Beatriz, 100% dos alunos já registraram suas preferências. A EE Professor Miguel Sansigolo tem 83 estudantes da 3ª série do Ensino Médio e todos eles já definiram suas escolhas para o ano que vem e são candidatos às 15.717 vagas do Provão Paulista. A primeira opção de Beatriz é a faculdade de medicina veterinária, enquanto a segunda é a de enfermagem. “O principal motivo para a escolha desses cursos foi porque eu me interesso em estudar e trabalhar na área da saúde. Ano que vem eu me vejo na faculdade e trabalhando como estagiária ou jovem aprendiz nessa área”, espera. 

Foto: Marco Ankosqui

Davi Gabriel, de 17 anos de idade, é aluno do ensino técnico em desenvolvimento de sistemas e optou pelo curso de design gráfico, como primeira opção. Cursos na área de audiovisual e marketing estão entre as suas outras opções. O aluno destaca o apoio da escola no processo de escolha das vagas disponíveis no Provão Paulista. “A escola deu grande assistência nesse momento de decisão, assistimos à live da Secretaria da Educação sobre o assunto, e os professores proporcionaram momentos para que a gente refletisse sobre o assunto. Eu já quis correr para registrar minhas opções, para não perder tempo. Mesmo assim, tivemos conversas individuais e um direcionamento sobre cada curso, especialmente com os professores Marcos e Bruna”, afirma o aluno.

O adolescente reconhece que a escolha para o futuro foi impactada pelo itinerário formativo de Ensino Médio Técnico. “No curso técnico de desenvolvimento de sistemas eu tive um aprendizado mais aprofundado da área de tecnologia, e escolhi o bacharelado em design gráfico na USP justamente por isso”, conta Davi Gabriel.

O aluno Davi Gabriel, de 17 anos de idade, que se forma na 3ª série do EM em 2025 Foto: Marco Ankosqui

Alunos da escola Miguel no futuro

O ex-estudante da Escola Professor Miguel Sansigolo Henrique Alves da Silva, de 20 anos de idade, vive o que os colegas Beatriz e Davi esperam para o futuro. Ele está entre os estudantes aprovados no Provão Paulista e faz a faculdade de engenharia mecânica na USP.

“Tive bastante auxílio dos meus professores durante a minha época de preparação para o Provão Paulista. Tive a sorte de estudar numa escola com recursos diversos que me permitiram não só me aprofundar em assuntos que me interessavam, como a robótica — que reforçou ainda mais minha escolha de carreira pela engenharia —, mas também participar de projetos que beneficiavam a comunidade escolar e me permitiram treinar aspectos que, mais tarde, se mostraram úteis para a faculdade, como os seminários, com a ajuda dos professores”, lembra Henrique.

Escolha de cursos

Além da escola Miguel, outras 26 unidades de ensino da capital já atingiram 100% das escolhas de cursos do Provão Paulista entre seus alunos. Em todo o estado, 292 unidades já têm o processo de escolha finalizado entre seus estudantes.

Cada estudante pode escolher até quatro cursos. Na escolha dos cursos, cada aluno pode optar por um curso em cada universidade e ainda há o limite de dois cursos diferentes por universidade. Por exemplo, um aluno que escolher dois cursos na USP — economia e história, por exemplo — terá que registrar as terceira e quarta opções em outra universidade e faculdade, uma para a Unicamp e outra para a Fatec, por exemplo. Os formandos do “terceirão” também podem filtrar os cursos que estão mais próximos de sua casa.

Primeira opção de Dabi é o curso de design gráfico na USP Foto: Marco Ankosqui

A escolha de cursos deve ser feita no portal do Provão Paulista Seriado, no https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Antes de registrar as opções, é preciso que os estudantes confirmem seus dados pessoais, indiquem o grupo a qual pertencem e respondam sobre a renda per capita familiar. Alunos que são candidatos da rede estadual de ensino, dos municípios e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) devem acessar o portal com seu Registro de Aluno (RA). Alunos de outras redes devem acessar com CPF.

A lista de todos os cursos para a escolha está disponível no edital do Provão Paulista 2025, publicado na edição de 29 de julho no Diário Oficial do Estado. 

Provão Paulista

O Provão Paulista Seriado é um sistema de avaliação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que permite o ingresso diretor em universidades e faculdades estaduais paulistas (USP, Unicamp, Unesp, Fatec e Univesp). O Provão avalia os alunos ao longo das três séries do Ensino Médio, acumulando as notas para a classificação final.

As 15.717 vagas oferecidas pelo Provão Paulista deste ano estão distribuídas em:

  • 1.500 para a Universidade de São Paulo (USP);
  • 934 para a Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • 327 para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • 10.000 delas para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs); e 
  • 2.956 delas para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Veja como funciona o sistema de monitoramento nas instalações da USP

Zelar pela segurança de mais de 150 mil pessoas que circulam diariamente...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Governo de SP anuncia Osvaldo Nico Gonçalves como novo Secretário da Segurança Pública

O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta sexta-feira (28) que Osvaldo Nico...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Roubos no interior de São Paulo caem 23% em 10 meses

O interior do estado de São Paulo registrou queda nas principais modalidades...