sábado , 8 novembro 2025
Lar Educação Alunos do Prontos Pro Mundo se encontram com astronautas de vários países no Palácio dos Bandeirantes
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Alunos do Prontos Pro Mundo se encontram com astronautas de vários países no Palácio dos Bandeirantes


O Governo de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (7), um encontro inédito entre estudantes da rede estadual de ensino e astronautas de países como Estados Unidos, Alemanha, França e Rússia. O governador Tarcísio de Freitas foi anfitrião do encontro entre 15 intercambistas do programa Prontos Pro Mundo, da Secretaria de Estado da Educação, e 62 exploradores espaciais que participam da 36ª edição do Planetary Congress.

LEIA MAIS: USP tem 22 cientistas entre os 107 brasileiros que mais influenciam decisões no mundo

“O encontro de hoje tem um simbolismo enorme. Estamos reunindo, pela primeira vez, alunos da rede pública que fizeram intercâmbio no exterior e dezenas de astronautas de várias partes do mundo. É uma troca de experiências inédita que mostra aos alunos que nada é impossível. A educação de SP está focada em oferecer as ferramentas necessárias para que nossos alunos alcancem todo o potencial que o ensino de qualidade permite”, afirmou Tarcísio.

São Paulo foi o estado escolhido pela organização Association of Space Explorers (ASE) para receber a edição inédita do Planetary Congress no país. O evento promove a cooperação internacional, o uso responsável do espaço, a sustentabilidade do planeta e a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Palácio dos Bandeirantes sediou encontro entre 15 intercambistas do programa Prontos Pro Mundo, da Secretaria de Estado da Educação, e 62 exploradores espaciais

O encontro na sede do Governo do Estado foi aberto pelo senador paulista Marcos Pontes. Ele é membro da ASE como o único brasileiro a ter ido ao espaço – em março de 2006, ele passou 8 dias em uma missão na Estação Espacial Internacional. Os 62 exploradores espaciais também foram homenageados com a Medalha Bandeirantes pela contribuição à ciência. O secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e o secretário-executivo da Secretaria da Educação, Vinicius Neiva, também participaram do evento.

Os 15 estudantes do Prontos pro Mundo convidados para o encontro com os astronautas moram nas cidades de São Paulo, Araraquara, Campinas, Capão Bonito, Guarulhos, Indiana, Itapira, Mauá, Mogi das Cruzes, Santo André, Sete Barras e Suzano. Neste ano, todos estudaram gratuitamente, por três meses, em países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido.

Entrega de Comenda aos Exploradores Espaciais Participantes do 36º Planetary Congress

Giovanna Santos Amaral, aluna da Escola Estadual Jorge Duprat Figueiredo, na capital, foi uma das participantes e falou sobre a oportunidade de conhecer profissionais que já orbitaram a Terra. Neste ano, ela foi intercambista pelo Prontos pro Mundo e estudou na Austrália.

“É uma chance não só de aprender com as pessoas que expandiram as fronteiras do conhecimento humano, mas também de mostrar que os estudantes que sonham grande e querem construir um futuro podem ter acesso a essas experiências. É a prova que a educação é libertadora e nada é impossível”, disse.

LEIA MAIS: Provão Paulista para 2ª série está marcado para próxima terça (11) e quarta-feira (12) com 425 mil candidatos

Prontos pro Mundo

Criado pela atual gestão estadual, o programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação, inclusive as despesas com documentos, hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas. Durante a estadia no exterior, os alunos também são beneficiados com bolsa-auxílio.

Anualmente, o Prontos pro Mundo seleciona 1 mil alunos para estudar no exterior e oferece outros 70 mil cursos intensivos de inglês. O programa classifica ao menos um estudante por município, e as vagas remanescentes são destinadas à classificação geral por notas do processo seletivo.





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados