sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil Armínio Fraga defende congelamento do salário mínimo por 6 anos
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

Armínio Fraga defende congelamento do salário mínimo por 6 anos


Ex-presidente do Banco Central durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, Armínio Fraga propôs congelar o salário mínimo por seis anos, em termos reais — ou seja, sem aumento acima da inflação. Seu argumento é que a ação é necessária diante dos gastos públicos do Brasil, os quais estão “totalmente descontrolados”.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Ele apresentou essa proposta durante a Brazil Conference, um evento promovido por estudantes brasileiros de Harvard e do MIT, nos Estados Unidos.

Armínio destacou que a Previdência representa uma das maiores despesas do governo e necessita de uma reforma abrangente. Ele também mencionou a folha de pagamento do Estado brasileiro.

YouTube video

“Uma conta gigante é a Previdência, que precisa de uma reforma grande”, disse. “Uma boa e mais fácil seria congelar o salário mínimo por seis anos. O número 2 é a folha de pagamento do Estado. O RH do Estado brasileiro precisa passar por uma reforma radical.”

Ajuste fiscal

Lula ajudaria BC com ajuste fiscal e indicações sólidas para o órgão | Foto: Ricardo Stuckert/PRLula ajudaria BC com ajuste fiscal e indicações sólidas para o órgão | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Armínio Fraga acredita que Lula não receberia bem a proposta de contenção de gastos | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Apesar de reconhecer que a medida não seria bem recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Armínio defendeu a ideia de que é essencial para conter o aumento descontrolado das despesas.

Ele sugeriu ainda reduzir os gastos tributários em 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Combinada com o congelamento do salário mínimo, tal medida poderia gerar uma economia de cerca de 3% do PIB, o que considera fundamental para “virar o jogo” na economia brasileira.

Leia mais: “Cultura da corrupção”, reportagem de Sarah Peres publicada na Edição 263 da Revista Oeste

Atualmente, a regra do governo Lula prevê que o salário mínimo tenha um ganho real atrelado ao crescimento do PIB em relação aos dois anos anteriores, limitado por uma correção entre 0,6% e 2,5% ao ano. O salário mínimo no Brasil é de R$ 1.518, com previsão de atingir R$ 1.627 em 2026, segundo dados governamentais.

Armínio Fraga defende reforma estrutural

YouTube videoYouTube video

Armínio ressaltou que 80% dos gastos públicos são destinados à folha de pagamento da Previdência e dos Estados. Para ele, o ideal seria 60%, o que indica a necessidade de uma reforma estrutural no setor público.

Em outro momento, Armínio expressou preocupação com a política internacional e fez uma análise das medidas de Donald Trump, nos EUA. Na visão do economista, o país norte-americano é uma espécie de “estrela guia” para as outras nações do mundo.

Leia também: “A treta das tarifas”, artigo de Ubiratan Jorge Iório publicado na Edição 264 da Revista Oeste

“Quando vejo Trump maltratando e humilhando o Canadá e o México, fico um pouco assustado”, afirmou. “Onde é que a gente vai desse jeito?”



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...