O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), é finalista na categoria Gestão e Governança no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, um reconhecimento nacional aos projetos alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Criado oficialmente há pouco mais de um ano, mas com ações desde 2023, Conselho Gestor formalizado, estatuto aprovado e um plano de ações sustentáveis em andamento, o distrito ecológico cria oportunidades e amplia a oferta turística nos municípios de Miracatu, Tapiraí, Piedade, Juquiá e Ibiúna.
“É uma grande notícia para todos nós do turismo, pois revela o alcance de iniciativas estratégicas de integração do Meio Ambiente com o turismo sustentável”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP, ao destacar o potencial do Vale do Ribeira, com o maior corredor de Mata Atlântica preservada do país, e a proximidade da capital paulista (150 km).
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança a Rede Estadual de Trilhas de São Paulo
Com oito projetos finalistas ao Prêmio Braztoa, São Paulo também é o estado que mais levou representantes à etapa final. Na categoria Comunidades Locais, a indicação ficou com a Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, no Litoral Norte; e na categoria Experiência/Produto, a Toca do Kaynã, em Santo Antônio da Alegria, chamou a atenção dos jurados pelas atividades ligadas ao turismo sustentável.
São Paulo ainda está entre os destinos mais procurados do país no primeiro semestre de 2025, de acordo com o Boletim Semestral da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), atrás apenas de Maceió. O boletim reúne dados de operadoras de turismo e parceiros, de negócios e institucionais, que somam R$ 22,09 bilhões em faturamento em 2024.
Deixe um comentário