domingo , 30 novembro 2025
Lar Educação Educação SP aplica Avaliação da Fluência Leitora para crianças do 2º ano do Ensino Fundamental a partir desta terça (25)
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Educação SP aplica Avaliação da Fluência Leitora para crianças do 2º ano do Ensino Fundamental a partir desta terça (25)



Entre esta terça-feira (25) e o dia 5 de dezembro, 450 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental matriculados em cerca de 1.300 escolas estaduais e nas unidades de ensino das redes municipais dos 645 municípios paulistas participam da edição do segundo semestre da Avaliação da Fluência Leitora. A prova integra uma série de ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) no Programa Alfabetiza Juntos SP, que tem como meta alcançar 90% de alunos leitores até os 7 anos de idade.

O objetivo da prova é identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. São observados o entendimento de palavras, palavras desconhecidas e textos adequados à etapa escolar, a partir da habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

LEIA TAMBÉM: 34,4 mil estudantes são convocados para as provas classificatórias do Prontos pro Mundo

Para a avaliação, feita com todos os estudantes das salas de 2º ano do Ensino Fundamental, a Educação concede acesso dos professores ao aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). O app grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados. Este é o primeiro ano que todos os 645 municípios paulistas têm seus estudantes avaliados nas duas edições da Fluência Leitora, aplicadas no primeiro e agora, no segundo semestre.

São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 palavras desconhecidas e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

“A Avaliação da Fluência Leitora encerra um ano de uma efetiva aliança entre o Governo do Estado e as secretarias municipais de educação dos 645 municípios com um objetivo muito claro: a alfabetização das nossas crianças até os 7 anos de idade. Acreditamos que essa parceria com as cidades paulistas, com a distribuição de materiais, plataformas e, sobretudo, a formação dos professores, será decisiva para avançarmos nos resultados de leitura dos alunos das redes estadual e municipais”, afirma a diretora de cooperação com os municípios da Seduc-SP, Márcia Bernardes.

O que é o Alfabetiza Juntos SP

O Alfabetiza Juntos SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo, em colaboração com os municípios, que visa garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental. Ele implementa estratégias como formação continuada para professores, apoio pedagógico e financeiro aos municípios, fornecimento de material didático, uso de tecnologia e avaliação para monitorar o desenvolvimento dos alunos. 

Por meio do Alfabetiza Juntos SP, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apoia escolas estaduais e municípios paulistas no cumprimento das metas de alfabetização, com ações como:

  • Avaliação da Fluência Leitora, presente em 100% dos municípios;
  • Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo): adotada por 100% dos municípios paulistas;
  • Plataforma de leitura, já adotada em 510 municípios;
  • Formação de professores, presente em 636 municípios; e
  • Matific, plataforma para apoiar o aprendizado de matemática, que começou neste ano para 275 cidades.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Veja como funciona o sistema de monitoramento nas instalações da USP

Zelar pela segurança de mais de 150 mil pessoas que circulam diariamente...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Governo de SP anuncia Osvaldo Nico Gonçalves como novo Secretário da Segurança Pública

O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta sexta-feira (28) que Osvaldo Nico...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Roubos no interior de São Paulo caem 23% em 10 meses

O interior do estado de São Paulo registrou queda nas principais modalidades...