quarta-feira , 10 setembro 2025
Lar Brasil Empresário leva uvas de Minas Gerais para o RS para fazer vinhos e espumantes
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

Empresário leva uvas de Minas Gerais para o RS para fazer vinhos e espumantes


O mercado de vinhos e espumantes ganha força a cada dia no Brasil. Atualmente, cerca de mil vinícolas operam por todo o país, com grande parte delas tradicionalmente concentrada na Região Sul — mais especificamente na Serra Gaúcha. Apesar disso, os terroirs com grandes produtores de uvas também já começaram a ganhar espaço em outras regiões, como São Paulo e Minas Gerais.

Terroir é uma palavra de origem francesa. O termo é usado para se referir a um espaço de terra dedicado, na maioria das vezes, ao cultivo de uvas.

É o caso da Vinícola Sacramentos Vinifer, localizada no sul de Minas Gerais, na Serra da Canastra. Fundada em 2018 pelo empresário Jorgito Donadelli e o pai, Jorge Donadelli, a empresa surgiu com o objetivo de criar um vinho da família e homenagear Sabina, avó de Jorgito.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

“A nossa incursão no mundo do vinho começa com o sonho do meu pai de fazer um vinho na família”, explicou o empresário, em entrevista ao programa Oeste Negócios. “Ele conta que a minha avó, quando era criança, cozinhava no fogão à lenha e tomava vinho numa canequinha de alumínio. Contava para os filhos que os nossos ancestrais tinham o vinho de família na Itália.”

Com um objetivo definido, iniciou-se a busca por frutas que pudessem resultar em vinhos de qualidade. Na primeira tentativa, Jorge comprou uvas no Ceasa de São Paulo e fez a bebida, mas não conseguiu um bom resultado. Depois de algumas frustrações e uma viagem a uma vinícola uruguaia, os empresários decidiram plantar suas próprias uvas na fazenda.

Vinhos mineiros produzidos no sul

De volta ao Brasil, Jorge e Jorgito conheceram o agrônomo Murilo Regina, que ficou responsável pelo auxílio no plantio correto da fruta na fazenda. Segundo Jorgito, o especialista teria garantido “uva de boa qualidade. Não o vinho, mas uma uva de boa qualidade”.

A vinificação ficou com Alejandro Cardozo, CEO da Empresa Brasileira de Vinificações (EBV). Alejandro foi premiado diversas vezes como enólogo do ano pelo renomado Guia Descorchados e é um dos principais vinicultores do país.

Vinhos Uva Plantação
Em homenagem a avó, Jorgito afirmou que o rótulo dos vinhos passou a levar o nome de Sabina | Foto: Reprodução/Sacramentos Vinifer

A EBV está localizada em Caxias do Sul (RS) e não tem marca própria. A empresa apenas produz, engarrafa e rotula os vinhos para outras empresas.

Para levar as frutas da Serra da Canastra até o Rio Grande do Sul, Jorgito utiliza um caminhão refrigerado. Em uma viagem de quase 25 horas, dois motoristas são disponibilizados para realizar o trajeto de 1,6 mil quilômetros.

YouTube videoYouTube video

“Estamos a 1,1 mil metros de altitude, uma região muito plana na parte norte da Serra da Canastra. Venta muito, uma amplitude térmica considerável. Chegamos normalmente a 4°C na madrugada. Colhe-se a uva nas primeiras horas da manhã com uma operação bastante robusta, coloca no caminhão e vai direto.”

Em 2025, o Guia Descorchados deu o prêmio de melhor vinícola do ano para o Sacramentos Vinifer.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Programa de intercâmbio do Governo de SP inclui Irlanda como destino

No primeiro semestre de 2026, 500 estudantes da rede pública de São...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Polícia desativa central móvel do ‘golpe do sms’ e prende motorista na zona leste de SP

A Polícia Civil desativou nesta quarta-feira (10) uma “central móvel de golpes”...

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Ambiental fecha 10 fábricas de balões

A Polícia Militar Ambiental deflagrou nesta quarta-feira (10) a segunda fase da...