sábado , 12 julho 2025
Lar Brasil Justiça cobra explicações do governo Lula por bancar viagens internacionais de Janja com dinheiro público
BrasilMaisPolíticaÚltimas notícias

Justiça cobra explicações do governo Lula por bancar viagens internacionais de Janja com dinheiro público

Imagem criada com IA - Prompt - Elton Spina

Brasília – A farra com dinheiro público ganhou mais um capítulo. A Justiça Federal do Distrito Federal deu 20 dias para que o governo Lula explique o uso de verbas do Tesouro Nacional para custear viagens internacionais da esposa do presidente, Janja da Silva. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (19) pela 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do DF.

Charge criada por IA – Prompt – Elton Spina.

O processo foi movido pelo vereador Guilherme Kuhl (Novo-PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini, que questionam a legalidade e a finalidade das viagens da chamada “primeira-dama”. Eles pedem a suspensão imediata de diárias, passagens e demais benefícios pagos com dinheiro público, além do reconhecimento de irregularidades nas viagens a Nova York, Paris, Roma e Rússia.

Apesar de o juiz Leonardo Tavares Saraiva ter negado liminar para interromper os repasses de imediato, a Justiça determinou que a União e Janja apresentem defesa formal. O Ministério Público Federal também foi chamado a acompanhar o caso.

Gastos questionáveis e papel institucional duvidoso

A controvérsia reacende um debate incômodo e necessário: qual é o papel institucional de Janja? Quem autorizou suas viagens como representante do Brasil no exterior? E mais importante: por que os brasileiros estão pagando essa conta?

Em abril, a Advocacia-Geral da União (AGU) publicou um parecer conveniente, encomendado pela própria Casa Civil, alegando que o cônjuge do presidente exerce uma “função pública indireta” e pode participar de agendas oficiais com caráter simbólico ou diplomático. Um parecer feito sob medida para justificar o que muitos veem como um uso abusivo e desnecessário do dinheiro do contribuinte.

Congressistas cobram explicações e participação em diplomacia irrita

Mesmo com a manobra jurídica da AGU, a atuação internacional de Janja continua sendo alvo de críticas no Congresso Nacional. Dez requerimentos já foram protocolados na Câmara dos Deputados exigindo explicações sobre sua presença em viagens à China e à Rússia.

A situação piorou após Janja participar de conversas com o presidente chinês, Xi Jinping, abordando temas como a regulação do TikTok — um assunto sensível que deveria ser tratado por autoridades diplomáticas competentes, não por acompanhantes do presidente.

Lula tenta blindar Janja

Na tentativa de estancar a crise, o presidente Lula saiu em defesa da esposa, afirmando que as críticas são “desrespeitosas” e que Janja tem representado o país em pautas culturais e sociais. Mas a pergunta que muitos brasileiros fazem continua sem resposta: quem autorizou, quem paga e, principalmente, por quê?

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados