Em um artigo para a Edição 262 da Revista Oeste, o economista Ubiratan Jorge Iorio explica que a tal “inflação dos alimentos”, relatada por jornalistas e analistas de economia, não existe. De acordo com Ubiratan, classificar o aumento dos preços desta forma é um equívoco. “Não há culpados pela inflação, sejam eles “especuladores”, banqueiros malvados, galinhas ou ‘pilantras’”, escreve o economista.
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o aumento de 15,39% no preço dos ovos em fevereiro, classificando a alta como um “crime antipatriótico” e chamando os responsáveis de “pilantras”. Ele afirmou que seu governo está investigando os envolvidos e tomando medidas para reduzir o preço da carne, além de discutir estratégias para conter a chamada “inflação dos alimentos”.
Leia um trecho do artigo de Ubiratan Jorge Iorio sobre a postura do governo Lula diante da “inflação” de ovos, café e outros alimentos
Não existe “inflação dos alimentos”, nem de qualquer bem ou serviço. Esse é um velho equívoco de jornalistas e de alguns analistas. Quem, com mais de 40 anos, não se lembra da famosa “inflação do cafezinho” e do “cartel da pizza”? Foi no tempo daquela senhora ministra da economia no início da década de 1990 que promoveu o sequestro de 80% dos ativos financeiros dos brasileiros, sem ter a mínima ideia de que tal ato, profundamente autoritário, nem remotamente atacava a inflação. O que existe são aumentos acima da média do preço desse ou daquele produto, que não se constituem em causa de inflação, pois são apenas efeitos.
Não há culpados pela inflação, sejam eles “especuladores”, banqueiros malvados, galinhas ou “pilantras”. Só há um responsável por ela, que é o órgão emissor de moeda. Mas, pelo menos dessa vez, no mesmo discurso, o presidente do Brasil disse algo aproveitável, embora cômico, ao sair em defesa das simpáticas aves: ironizou a “explicação” absurda criada por seu séquito de bajuladores da imprensa, de que elas teriam parado de botar ovos por causa da onda de calor. Não há mesmo limites para o puxa-saquismo.
O artigo “A comédia das galinhas inflacionárias” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

Revista Oeste
A Edição 262 da Revista Oeste vai além do texto de Ubiratan Jorge Iorio. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Silvio Navarro, Cristyan Costa, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Alexandre Garcia, Carlo Cauti, Anderson Scardoelli, Tiago Pavinatto, Roberto Motta, Augusto Nunes, Adalberto Piotto, Ana Paula Henkel, Carlo Cauti, Dagomir Marquezi, Brendan O’Neill (da Spiked) e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plan
Deixe um comentário