sábado , 8 novembro 2025
Lar Brasil O sucesso do Fogo de Chão ao redor do mundo
BrasilEconomiaMaisÚltimas notícias

O sucesso do Fogo de Chão ao redor do mundo


Durante entrevista ao programa Oeste Negócios nesta segunda-feira, 24, o CEO do Fogo de Chão no Brasil, Paulo Antunes, comentou o sucesso do churrasco gaúcho ao redor do mundo — sobretudo, nos Estados Unidos.

YouTube video

Fundada no Rio Grande do Sul em 1979 pelos irmãos Arri e Jair Coser, a rede de restaurantes está sob gestão do fundo de investimentos norte-americano Bain Capital. A companhia adquiriu a empresa brasileira em 2023.

+ Leia mais notícias de Oeste Negócios em Oeste

“A tocada lá nos Estados Unidos respeita a tradição, a hospitalidade gaúcha e inova ao mesmo tempo, sem bater de frente com esse respeito”, afirmou o executivo. “As duas coisas seguem em paralelo, onde a gente pega tudo o que foi aprendido e implantado pelos fundadores, e aperfeiçoamos todos os dias.”

As inovações são essenciais para o crescimento da marca. Paulo Antunes afirmou que, nos últimos anos, a churrascaria deixou de servir apenas uma experiência e diversificou as opções. Hoje, além do clássico rodízio com 18 cortes de carne, o cliente pode comer um hambúrguer, beber um drink ou fumar um charuto.

“O que antes era uma experiência, hoje são dez, no mínimo, mas com a mesma tradição e o mesmo capricho”, afirmou Paulo Antunes.

O country manager do restaurante no Brasil atribuiu o sucesso dessas novas experiências ao CEO mundial da marca, Barry McGowan.

“A grande sacada do Fogo de Chão foi fazer várias experiências dentro do mesmo restaurante”, relatou o executivo. “Na mesma mesa eu posso ter: uma pessoa comendo só buffet de salada, uma pessoa comendo buffet de salada e um corte, outro comendo a experiência completa e outro comendo um corte de carne que não está na experiência completa.”

Fogo de Chão e o espeto corrido nos EUA

Um dos motivos para o Fogo de Chão performar com tamanha notoriedade nos Estados Unidos é o uso do “espeto corrido”. Trata-se de uma técnica incomum nos EUA, onde os garçons passam com a carne de mesa em mesa e servem os clientes.

Na América do Norte, a cultura do churrasco para o cidadão está muito atrelada à defumação e ao tempero da carne. Trata-se de requisitos não tão usados pela técnica gaúcha.

“O que conquistou o paladar norte-americano é que, diferentemente de outros restaurantes, o que a rede Fogo de Chão faz muito bem é o seguinte: carne de qualidade bem cortada, bem espetada e braseiro forte”, afirmou o executivo. “Essa combinação de sabor é totalmente diferente do que eles estavam acostumados.”

Assista ao programa Oeste Negócios

O programa Oeste Negócios vai ao ar toda segunda-feira, às 20h30, no canal da Revista Oeste no YouTube. O talk show apresentado pelo jornalista Adalberto Piotto recebe empresários, empreendedores e investidores de todo o Brasil para uma conversa franca sobre economia e oportunidades de mercado.

Clique aqui e confira todas as edições do programa.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...