domingo , 7 dezembro 2025
Lar Educação Peça de teatro vai levar noções da cultura de integridade para alunos da rede estadual de ensino
EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Peça de teatro vai levar noções da cultura de integridade para alunos da rede estadual de ensino



A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), lança na próxima segunda-feira (8), o projeto Integridade em Cena, uma iniciativa voltada a fomentar a cultura de integridade e valorizar condutas éticas entre os alunos do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino. 

Durante o evento, os estudantes de 9 a 12 anos de idade terão a oportunidade de assistir a uma peça teatral especialmente desenvolvida para abordar, de forma lúdica e interativa, temas como ética, cidadania e participação social. Serão três sessões nos dias 8 e 9 de dezembro de 2025, no Teatro Fernando Azevedo, em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em alusão à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção em 2003. A expectativa é receber cerca de 150 alunos por sessão.

LEIA TAMBÉM: CGE SP promove Semana de Combate à Corrupção com teatro, debates e lançamento de projeto

Estão confirmadas as presenças de estudantes das escolas estaduais: EE José Cândido de Souza, EE República do Uruguai, EE Esther Frankel Sampaio, EE Professora Neydy de Campos Melges e EE Frontino Guimarães. 

Para o controlador geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, o projeto envolvendo os estudantes é o marco inicial que deve ser ampliado em 2026. “A peça Integridade em Cena pretende reforçar no público infantil os valores que desejamos para a sociedade, baseados na integridade, na ética e na transparência”.  Fontenelle acompanhará a apresentação marcada para as 14h30 de segunda-feira.

A ação pedagógica e cultural reforça conceitos relacionados à democracia e ao sentimento de pertencimento, estimulando valores que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, responsável e livre da corrupção. O projeto está alinhado ao 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa promover sociedades pacíficas e inclusivas, garantir acesso à justiça e fortalecer instituições eficazes e responsáveis em todos os níveis.

“A partir dessa experiência, nossos alunos poderão compartilhar o que aprenderam por meio do teatro com seus colegas e também com seus familiares. A formação cidadã dos estudantes começa desde cedo nas nossas escolas e essa parceria com a CGE SP vem contribuir para isso”, comenta a chefe de gabinete da Seduc-SP, Juliana Velho.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *