sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Polícia Ambiental de SP ganha prêmio nacional por uso de tecnologia que identifica e previne focos de incêndio
MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Polícia Ambiental de SP ganha prêmio nacional por uso de tecnologia que identifica e previne focos de incêndio



A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho realizado no combate a crimes ambientais, principalmente em incêndios nas áreas florestais. O prêmio foi entregue pelo Ministério da Justiça e Secretaria da Segurança Pública Nacional (Senasp) pelo uso da plataforma Brasil Mais (Meio Ambiente Integrado e Seguro).

A ferramenta realiza o monitoramento em tempo real do solo com imagens geradas por satélites. Com isso, é possível identificar rapidamente qualquer mudança relacionada ao solo, sejam elas provocadas por incêndios ou desmatamentos, construções em áreas de difícil acesso e até mesmo pela expansão da população.

LEIA TAMBÉM: Polícia Ambiental fecha duas fábricas clandestinas de balões na zona leste de SP

A unidade premiada foi a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, localizada em Fernandópolis, no interior do estado, responsável pela fiscalização em 49 municípios do noroeste paulista.

Em 2024, ano em que a unidade passou a utilizar a plataforma, foram aplicados 411 autos de infrações ambientais por queimada ou desmatamento de vegetação na região, totalizando R$ 19 milhões em multas. Entre janeiro e julho deste ano, o valor chegou a R$ 165 mil.

“A plataforma representa uma economia de tempo e gasto para as forças de segurança, já que o policial só é deslocado para o local quando realmente há um foco de incêndio, identificado previamente pela ferramenta”, disse o capitão Alonso Silva, comandante da 2ª Companhia.

Os dados ficam disponíveis na Central de Comando e Controle da PM Ambiental, que passa as informações para os policiais que estão nas ruas.

Premiação

A premiação que consagrou a PM Ambiental de São Paulo foi realizada durante o encontro nacional de usuários Rede Mais, em Brasília. Na placa, é citado a menção honrosa pelo “uso estratégico da plataforma Brasil Mais no Combate ao Fogo e Identificação do Início do Evento Incendiário”.

“O prêmio é uma coroação do serviço realizado pela Polícia Militar, que utiliza a tecnologia à serviço da população para fazer justiça e criminalizar os verdadeiros culpados pela causa dos incêndios”, disse o capitão Silva.

Operação SP Sem Fogo

O estado de São Paulo teve queda de 86% no número de focos de incêndio em agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 494 focos de queimadas no mês passado, redução significativa em relação aos 3.612 observados em agosto de 2024. Os dados são do programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número total de focos no mês de agosto ficou abaixo ainda da média histórica para o período, que é de 1.014.

LEIA TAMBÉM: Operação SP Sem Fogo: focos de incêndio caem 86% em agosto no estado

O resultado se dá em um momento de fortalecimento das ações do Governo de São Paulo no combate e prevenção a queimadas com a Operação SP Sem Fogo. A ação é uma parceria entre as Secretarias da Segurança Pública, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e Defesa Civil do Estado. Durante o período de estiagem, a operação entra na fase vermelha, com intensificação dos trabalhos.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...