sábado , 8 novembro 2025
Lar Economia Prefeitura de São Caetano implanta Polo de Empregabilidade Inclusiva em parceria com Estado
EconomiaGrande ABCMaisPolíticaSão Caetano do SulÚltimas notícias

Prefeitura de São Caetano implanta Polo de Empregabilidade Inclusiva em parceria com Estado

Foto: Gabriela Gonçalves / PMSCS

Na manhã desta terça-feira (10/6), em solenidade realizada no Palácio da Cerâmica, a Prefeitura de São Caetano do Sul formalizou a implantação do PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), integrante do programa estadual Meu Emprego Inclusivo, cujo objetivo é promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“São Caetano tem tradição na luta pela inclusão, mas ainda há muito a ser feito. Essa parceria com o governo do Estado é mais um passo importante, pois muitas empresas ainda não estão preparadas para absorver o profissional com deficiência”, declarou o prefeito de São Caetano. Ele anunciou, ainda, que em breve será inaugurado o Complexo PCD (Centro de Reabilitação e Neurodesenvolvimento voltado às Pessoas com Deficiência).

O secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência parabenizou São Caetano pela iniciativa. “Precisamos romper as barreiras que impedem a pessoa com deficiência de exercer a cidadania”, conclamou Costa. Ele lembrou que o governo do Estado está desenvolvendo iniciativas de inclusão em diversas áreas, como saúde, educação e esporte. No âmbito do emprego, o Polo de Empregabilidade Inclusiva apoia o profissional desde a emissão de documentos e preparo de currículo até a adaptação no novo emprego, além de prestar consultoria às empresas que contratam o profissional PCD. “Por meio do emprego, levamos dignidade às pessoas”, destacou o secretário.

 

 

EMPREGO APOIADO

Para promover a inclusão e o desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência, será adotada a metodologia do Emprego Apoiado. Neste modelo, equipes especializadas atuam diretamente nos PEIs, oferecendo capacitação e apoio contínuo aos profissionais e às equipes de Recursos Humanos das empresas.

O programa baseia-se em seis ações, segundo informações do site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br):

·         Busca ativa para a captação de candidatos interessados;

·         Entrevista profissional: orientação aos candidatos para acessarem o mercado de trabalho por meio da realização de entrevistas individuais para o mapeamento das habilidades e perfis profissionais;

·         Qualificação técnica e empreendedora: para proporcionar maior inclusão, o programa oferece cursos de qualificação profissional com turmas mistas, nas modalidades presencial e à distância;

·         Encaminhamento para vagas de emprego: os PEIs atuam junto às empresas que desejam incluir profissionais com deficiências analisando as vagas disponíveis de acordo com o perfil dos candidatos atendidos no programa e, assim, garantindo maior assertividade no processo de contratação;

·         Encaminhamento para emissão de laudo médico baseado nas funcionalidades: os candidatos que fazem parte do programa têm a oportunidade de passar por avaliação interdisciplinar que analisará as funcionalidades e habilidades do candidato, recomendando as melhores funções e trabalhos de acordo com suas aptidões;

·         Apoio às empresas: os PEIs oferecem apoio às empresas que buscam contratar profissionais com deficiência dando suporte à equipe de RH para disponibilização de vagas; treinamento e sensibilização das equipes; estudo de adequação dos postos de trabalho e acompanhamento dos colaboradores com deficiência contratados.

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...