sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Responsável por esquema de falsificação e adulteração em adega é preso em Campinas
MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

Responsável por esquema de falsificação e adulteração em adega é preso em Campinas



A Polícia Militar de São Paulo prendeu em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (16), um homem de 28 anos responsável por um esquema de falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas em uma adega na Vila Formosa, em Campinas.

A ação integra o gabinete de crise que atua no combate a casos de contaminação de bebidas por metanol no estado. Desde a confirmação dos primeiros casos, no mês de setembro, ações de saúde e segurança passaram a ser reforçadas em todo o estado, assim como a comunicação para que a população tenha esclarecimentos sobre os riscos e a real situação. 

Durante a ação desta madrugada, que teve início após uma denúncia de furto, os policiais encontraram o estabelecimento em condições insalubres, com diversas bebidas vencidas, embalagens avariadas e fortes indícios de adulteração nos rótulos. No local também foram apreendidos equipamentos utilizados para remarcar datas de validade, incluindo lixadeira automática, sopradores térmicos e frascos de tíner.

LEIA MAIS: Polícia prende 11 em operação contra quadrilha de roubos e receptação em SP

As equipes localizaram ainda um caderno com testes de carimbo de validade, além de garrafas e latas apresentando camadas de líquidos de diferentes densidades e cores, sugerindo deterioração ou manipulação do conteúdo. As remarcações nas latas apresentavam resquícios de datas antigas, evidenciando a falsificação.

O responsável pelo local confessou informalmente que adquiria bebidas vencidas, alterava as datas de validade e revendia no próprio comércio. Representantes da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) estiveram no endereço e constataram a falsificação de ao menos uma garrafa de vodka e uma de cerveja.

Ao todo, além dos equipamentos usados nas falsificações, foram apreendidas 19 garrafas com bebidas destiladas e outras 24 cervejas, bem como 46 pacotes de cigarros.

Exames periciais foram solicitados e a ação também contou com o apoio de representantes da Vigilância Sanitária local.

O homem foi autuado em flagrante por crimes contra as relações de consumo e por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Um segundo homem, de 35 anos, que presta serviços ao autor, é investigado. O caso foi registrado no plantão do 1º Distrito Policial de Campinas e encaminhado ao 5º DP, área dos fatos, para continuidade das apurações, por meio de inquérito policial.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...