sábado , 8 novembro 2025
Lar Mais Cultura e Turismo Revelando SP traz cortejo de bonecões e encontro de congadas e moçambiques na capital
Cultura e TurismoMaisSão PauloÚltimas notícias

Revelando SP traz cortejo de bonecões e encontro de congadas e moçambiques na capital



O Revelando SP, maior encontro de valorização das culturas tradicionais paulistas, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão e produção da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), encerra sua edição de 2025 na capital entre os dias 25 e 29 de setembro, no Parque do Trote, zona norte da cidade. Com entrada gratuita, o evento reúne 191 participantes de 108 municípios, incluindo 82 de artesanato, 58 de culinária e 51 manifestações culturais. Antes de chegar a São Paulo, passou por Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente.

“A cada edição, o Revelando SP reforça o compromisso do Governo de São Paulo em celebrar e preservar nossas tradições. É uma oportunidade de reunir o melhor do artesanato, da culinária e das manifestações populares, valorizando mestres e grupos que mantêm vivas as raízes culturais do nosso estado”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.

Entre os destaques desta edição estão os bonecões gigantes, que fazem cortejo no sábado (27), e o encontro de congadas e moçambiques, com desfile no domingo (28). Os Bonecos do Pirô Piraquara e os da Mantiqueira estarão expostos desde o início do evento e, no sábado, ganham as ruas do parque em um cortejo ao lado de outras cidades que preservam essa tradição.

Originários de Portugal e incorporados às festas brasileiras, sobretudo no Carnaval, os bonecões chegam a três metros de altura, são feitos artesanalmente e retratam de forma caricata personagens da sociedade, misturando humor, crítica social e ludicidade.

No domingo, o cortejo das congadas e moçambiques terá concentração na Casa de Cultura da Vila Guilherme e seguirá em direção ao Parque do Trote. Mais que uma tradição religiosa, essas expressões são celebrações de fé, dança e música que preservam memórias, mantêm vivo o patrimônio da cultura negra e reafirmam sua importância no cenário paulista.



Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...