sábado , 8 novembro 2025
Lar Educação São Caetano premia 73 alunos da rede municipal na OBMEP com mais de 100 medalhas conquistadas em dois anos
EducaçãoGrande ABCMaisSão Caetano do SulÚltimas notícias

São Caetano premia 73 alunos da rede municipal na OBMEP com mais de 100 medalhas conquistadas em dois anos

Foto: Divulgação/PMSCS

O Teatro Paulo Machado de Carvalho foi palco da cerimônia de premiação dos alunos da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul que se destacaram na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O evento reuniu estudantes, familiares, professores e gestores da Educação para celebrar os resultados: 73 alunos premiados com 116 medalhas.

A OBMEP é o maior projeto educacional do Brasil na área de matemática, envolvendo milhões de estudantes de escolas públicas e privadas. Em São Caetano, os números refletem o compromisso da rede municipal com a qualidade do ensino: foram 7 medalhas de ouro (1 nacional e 6 regionais), 29 de prata (8 nacionais e 21 regionais) e 80 de bronze (22 nacionais e 58 regionais) nos dois últimos anos. O número de medalhas é maior do que o de estudantes porque o aluno pode ganhar mais de uma medalha, a depender da categoria.

Entre as escolas com maior número de medalhistas, destacaram-se a EMEF Professor Rosalvito Cobra, com 19 premiados, a EMEF Leandro Klein, com 18 alunos, e a EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer, também com 18 medalhistas. O desempenho mostra a consistência da rede municipal em diferentes territórios da cidade.

As premiações nacionais ocorreram em São Bernardo do Campo, no Cenforpe, enquanto a cerimônia em São Caetano, realizada na última semana, consolidou o reconhecimento local aos jovens talentos. Além das medalhas, os alunos têm acesso ao Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que amplia oportunidades acadêmicas e estimula a formação científica.

A OBMEP é dividida em duas fases: uma prova objetiva que seleciona os melhores alunos e uma etapa discursiva que define os premiados. Além disso, a olimpíada oferece versão mirim para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia busca democratizar o conhecimento científico e incentivar novos talentos em matemática.

A edição deste ano está em curso e, neste mês, haverá a realização da segunda etapa da OBMEP.

Fonte: PMSCS

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MaisSão PauloSegurançaÚltimas notícias

PM Rodoviária apreende mais de 4 toneladas de maconha no interior

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na sexta-feira (7), mais de quatro toneladas...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Pesquisadores da USP treinam IA para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal

Se na ficção científica as máquinas inteligentes aparecem quase sempre como uma...

EducaçãoMaisSão PauloÚltimas notícias

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires desenvolvem sistema com IA para aumentar bem-estar de idosos

Criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Maria Cristina de Medeiros,...